Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. O documento com o manuscrito está em formato Word, espaçamento simples e com fonte de letra Times New Roman com 12 pts e não contém numeração de página.
  2. O manuscrito não inclui identificação dos autores em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.
  3. Possui todos os arquivos complementares com gráficos, tabelas, mapas e outras ilustrações em formato editável e identificados (numeração) da mesma forma que no texto, conforme as instruções (caso não tenha certeza que o arquivo é editável, consulte a equipe da Revista).
  4. Todos os elementos gráficos (gráficos, mapas, ilustrações em geral) e tabelas foram incluidos no corpo do texto próximo ao local onde devem aparecer no texto. Os mesmos poderão ser coloridos.
  5. O manuscrito contempla todas as normas de formatação, conforme instruções.
  6. Anexar na submissão um arquivo docx contendo os dados de nome completo, contato (e-mail), país de residência, ORCID e instituição/afiliação. 
  7. O resumo contém ao redor de 200 palavras e foi informado nos 2 idiomas (português e inglês, que devem ser traduções fiéis e não versões do resumo no idioma original).
  8. O título e as palavras-chave foram informados nos 2 idiomas.
  9. O título, resumo e palavras-chave nos dois idiomas foram incluídos no arquivo do manuscrito.

Estas condições terão que ser confirmadas. Para não ter atrasos ou recusa na submissão, certifique-se de cumprir com estas normas (não confirme caso não as tenha cumprido, pois isto implicará em recusa de submissão).

Tipos de submissões permitidas

Revista Espinhaço aceita manuscritos para publicação em dois idiomas (Português e Inglês) nas seguintes categorias:

  • Artigos de revisão: revisão crítica da literatura – não somente revisões bibliográficas – sobre temas no campo dos estudos populacionais e áreas correlatas (máximo de 12.000 palavras e três ilustrações);
  • Artigos originais: resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 12.000 palavras e cinco ilustrações);
  • Nota técnica ou Notas de pesquisa:apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 3.000 palavras e três ilustrações);
  • Resenha:revisão crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo de 3.000 palavras);

Diretrizes para autores para preparação dos manuscritos

Resumo

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do artigo, devendo ser fornecido tanto para os artigos de revisão quanto para os originais e notas de pesquisa. Deve conter cerca de 200 palavras ou até 1.200 caracteres, incluindo espaço em branco, e seguir a norma da ABNT 6028 (um único parágrafo indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento). O resumo deve ser enviado nos dois idiomas: português e inglês. As traduções devem ser fiéis ao resumo enviado no idioma original do artigo.

Palavras-chave
Deverão ser indicadas de três a seis palavras-chave (normas ABNT) no momento da submissão do artigo nos três idiomas.

Formatação do texto

O manuscrito deve ser digitado em Word, com espaço simples, utilizando-se fonte de letra Times New Roman 12.

O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores (inclusive retirar identificação da propriedades do documento). Deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos/tabelas/mapas/quadros/figuras devem ser enviados em arquivos complementares (veja instruções a seguir).

  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem ser evitadas e, quando necessárias, aparecem destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto e sem as aspas (ABNT NBR 10520).
  • Notas explicativas: não permitimos a inserção de notas de rodapé. Se for importante, incorporar no texto (ABNT NBR 10520).
  • Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior seguido do seu número de ordem (ex. Tabela 1, Quadro 1, Gráfico 2 ou Figura 1). As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.

IMPORTANTE: Todas as tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser encaminhados também em formato jpg como arquivos complementares. Inclusive tabelas e quadros também devem ser enviados no formato de figuras.

  • Os títulos dos elementos complementares devem identificar claramente o seu conteúdo, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos, com identificação do local e data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados.
  • A fonte dos dados utilizados nesses elementos deve identificar claramente a base de dados, com informação sobre o produtor dos dados, a base especificamente e o(s) ano(s) de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos autores nos dados podem ser indicadas em 'Nota', abaixo da fonte de dados, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados/adaptados de outras publicações. Supõe-se que os dados foram elaborados pelos autores, portanto, esta indicação de elaboração não deve constar nestes elementos gráficos/tabelas/mapas, etc. O item "fonte" deve indicar a fonte dos dados e não quem elaborou o elemento gráfico.
  • Os gráficos, tabelas, mapas e figuras poderão ser coloridos.
  • Ao longo do artigo as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor e data de publicação e para referências literais acrescentar o número da(s) página(s) transcritas(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427).

ATENÇÂO: No corpo do artigo, não inserir referências em caixa alta. Usar este padrão: (Sathler, 2020; Sathler e Umbelino, 2020; Sathler et al., 2020).

  • Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (não usar caixa alta) do primeiro autor citado. Utilizar espaçamento entre uma referência e outra. A organização das referências deve obedecer às normas da revista, conforme o modelo a seguir. 

Referências bibliográficas

Os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver).

  • Livro
    Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es). (ano) Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação.

Ex.: Newell, C. (1988). Methods and models in demography. New York: Guilford Press.

 

  • Artigo de periódico

Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es). (Ano). Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado.

Ex.: Schellekens, J. (2009). Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, 46 (3), p. 461-468.

Não inserir links de acesso nas referências da revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.