O espaço produzido e consumido pelas rodovias: o caso da duplicação da Rodovia dos Tamoios – SP

Autores

  • Edvaldo Gonçalves de Amorim
  • Leonardo Freire de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3966393

Palavras-chave:

espaço, consumo, rodovias, mobilidade

Resumo

Este artigo discute o espaço socialmente produzido e consumido partindo do pressuposto que ele é, primeiramente, transformado no campo das ideias – neste caso, provenientes do ideário capitalista – e que se consolida através de articulações políticas que irão proporcionar as condições necessárias para que essas ideias sejam fisicamente estruturadas no espaço geográfico. Esta forma de estruturação física é denominada nesse trabalho como eixo estruturante que vai propiciar que transformações ocorram. Exemplo disso são as rodovias brasileiras, que polarizaram o crescimento econômico em diferentes regiões e momentos históricos, sempre a partir da mobilidade pautada no automóvel. Para discutir o tema, o trabalho apresenta e analisa criticamente a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), seus impactos potenciais sobre algumas cidades às suas margens e a falta de integração destas ao contexto das políticas de desenvolvimento regional.

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Publicado

06/16/2014

Como Citar

Amorim, E. G. de, & Mello, L. F. de. (2014). O espaço produzido e consumido pelas rodovias: o caso da duplicação da Rodovia dos Tamoios – SP. evista Espinhaço, 3(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.3966393

Edição

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Artigos