Revista Espinhaço entrevista coordenadores de curso da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM – Projeto Memórias e Trajetória Histórica da FIH

Authors

  • Douglas Sathler
  • Rogério Pereira de Arruda
  • Alan Faber do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8102925

Keywords:

UFVJM, Faculdade Interdisciplinar de Humanidades (FIH), memórias

Abstract

As entrevistas que ora apresentamos é o resultado de uma parceria da Revista Espinhaço com o projeto de pesquisa “Memórias e trajetória histórica da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), 2008-2018”[1]. O projeto reúne docentes, discentes e técnicos administrativos da FIH. Tem como propósito refletir sobre a história da unidade acadêmica e suas memórias, referentes ao período do planejamento para funcionamento do Bacharelado em Humanidades (BHU), em 2008, passando por 2009, quando o curso foi implantado, indo até 2018, quando a maioria dos projetos pedagógicos foi reformulada, mudando, assim, a configuração pedagógica da unidade.

Entrevistamos os docentes e as docentes que estiveram à frente das coordenações dos cursos da FIH, quando eles estavam sendo implantados. Foram ouvidos docentes de sete cursos de graduação: Licenciatura em Educação do Campo, em Geografia, em História, em Letras, em Pedagogia; os Bacharelados em Humanidades, e em Turismo. Em alguns casos (cursos de Letras e História), mais de um docente atendeu à nossa chamada, por isso, as respostas couberam a mais de um integrante do curso. As entrevistas foram gravadas no primeiro semestre de 2023, e, com poucas exceções, o texto é resultado das falas transcritas desses entrevistados. O roteiro foi elaborado para que cada um deles pudesse relatar os desafios que enfrentaram na implantação dos seus cursos. As respostas são fruto de um esforço pessoal, que trazem dados e reflexões a partir de um trabalho de rememoração.

Importante salientar que os relatos dessas transcrições não representam um registro histórico pronto, acabado ou totalizador das memórias da nossa faculdade e, por vezes, se afastam das precisões documentadas em atas ou guardadas em arquivos institucionais. Ao contrário, o que aqui se apresenta são pontos de vista muitas vezes subjetivos, trajetórias pessoais e coletivas de professores e professoras que assumiram o centro desses processos, na tentativa de recuperar – e também apontar o que tem sido – a trajetória histórica da FIH.

O projeto foi aprovado no EDITAL CICT 005/2022 - PIBIC/FAPEMIG, PRPPG-UFVJM. Está registrado sob o número: 7252022. A equipe de pesquisa é composta por Rogério Pereira de Arruda (coordenador), Alan Farber do Nascimento (vice-coordenador); pelos/as pesquisadores/as Ana Cristina Pereira Lage, Antônia Javiera Cabrera Munoz, Douglas Sathler dos Reis, Elayne de Moura Braga, Fernanda Valim Côrtes Miguel, Flávia Aparecida Amaral, Guilherme Fortes Drummod Chicarino Varajão, Hejaine de Oliveira Fonseca, Luciana Lopes dos Santos, Luiz Otávio Costa Marques, Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani, Maria de Lourdes Santos Ferreira, Meirelle Aiane Almeida Loredo, Paulo Afrânio Sant’Anna, Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale, Thamar Kalil de Campos Rolla Miranda; pelos/as discentes Luiz Alberto Freitas de Caux (bolsista), Andressa Mendes Carvalho, Giovania Aparecida Oliveira, Gizele Alves de Jesus, Naiara Lopes de Souza, Nayla Rodrigues da Silva, Stephanye Natasha da Silva Nunes.

Enfim, com esta publicação, esperamos colaborar com o registro e a preservação da memória da FIH. Desejamos boa leitura a todas, todos e todes!

Published

2023-06-30

How to Cite

Sathler, D., Arruda, R. P. de ., & Nascimento, A. F. do . (2023). Revista Espinhaço entrevista coordenadores de curso da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM – Projeto Memórias e Trajetória Histórica da FIH. evista Espinhaço, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.8102925

Issue

Section

Entrevista