Taumaturgia ou truques de mágica como técnicas de manejo comportamental na Odontopediatria: Uma revisão narrativa

Autores

  • Callebe Carneiro de Melo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Henrique Costa dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Amanda Neves Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Millena Fernandes Silva Muniz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Danielle Mandacaru Ramos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Lívia Fialho Alcântara Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Profª Draª Maria Letícia Ramos-Jorge Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v13i28.1092

Palavras-chave:

Ansiedade, Crianças, Taumaturgia, Comportamento

Resumo

A ansiedade é uma manifestação comportamental que afeta a cooperação de pacientes odontopediátricos no tratamento odontológico. As técnicas de manejo comportamental melhora as habilidades de enfrentamento da criança, promovendo adesão ao tratamento odontológico e alterando percepções negativas. A taumaturgia, ou truques de mágica, é uma técnica utilizada para o manejo do comportamento de crianças, que funciona como uma ferramenta que distrai e relaxa, auxiliando o dentista na realização do tratamento necessário. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento acerca do que as evidências mostram sobre a taumaturgia, investigando as pesquisas existentes e a eficiência dessa técnica. A técnica de manejo comportamental se mostrou eficaz em reduzir ansiedade e medo, promovendo melhor cooperação e comportamento do paciente através de uma interação divertida. Contudo, são encorajados mais estudos robustos que possam trazer resultados mais confiáveis para embasar a odontologia clínica baseada em evidência.

Referências

ALVES, Íris do Bom Sucesso et al. The use of audiovisual distraction eyeglasses as a resource in pediatric dental care: a case series. RGO, Revista Gaúcha de Odontologia, v. 67, p. e20190013, 2019.

FOREHAND, Rex; LONG, Nicholas. Parenting the Strong-Willed Child: The Clinically Proven Five-Week Program. 3rd. ed. [S.l.]: McGraw-Hill Education, 2010. Classic reference for strong-willed children.

GRISOLIA, Barbara Maria et al. Prevalence of dental anxiety in children and adolescents globally: A systematic review with meta-analyses. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 31, n. 2, p. 168–183, 2021.

GUPTA, Anshul et al. Behaviour management of an anxious child. Stomatologija, Baltic Dental and Maxillofacial Journal, v. 16, n. 1, p. 3–6, 2014.

KONDE, Sunil et al. “thaumaturgy”- a novel behavior-shaping technique. International Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 13, n. 3, p. 318–321, 2020.

KOTHARI, Prachi et al. Effectiveness of thaumaturgic distraction in alleviation of anxiety in 4-6-year-old children during inferior alveolar nerve block administration: a randomized controlled trial. Journal of Dental Anesthesia and Pain Medicine, v. 23, n. 3, p. 143–151, 2023.

LEKHWANI, Pratiksha; TIRUPATHI, Sharath; AFNAN, Lubna. Thaumaturgic distraction as a modality to reduce dental anxiety in children: A systematic review. International Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 17, n. Suppl 1, p. S1296 S1301, 2024.

MOHITE, Varsha et al. Role of dexmedetomidine in pediatric dental sedation. Journal of Dental Anesthesia and Pain Medicine, v. 19, n. 2, p. 83–90, 2019.

MORGAN, Alix G. et al. Children’s experiences of dental anxiety. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 27, n. 2, p. 87–97, 2017.

MURAD, M. Hassan et al. New evidence pyramid. Evidence-Based Medicine, v. 21, n. 4, p.

–127, 2016.

NAGAVENI, N. B.; MUZAMMIL, Karishma; POORNIMA, P. Evaluation of children’s perception of non-pharmacological behaviour management techniques - an innovative study: Original research. International Journal of Pedodontic Rehabilitation, v. 8, p. 36–43, 2023.

NAKAI, Yukie et al. The children’s fear survey schedule-dental subscale in japan. Community Dentistry and Oral Epidemiology, v. 33, n. 3, p. 196–204, 2025.

OBEROI, Jasmeet; PANDA, Abhay; GARG, Ishita. Effect of hypnosis during administration of local anesthesia in six- to 16-year-old children. Pediatric Dentistry, v. 38, n. 2, p. 112–115, 2016.

PENG, Rong et al. A study on factors related to dental fear in preschool children. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 48, n. 1, p. 184–190, 2024.

PERETZ, Benjamin; GLUCK, G. Magic trick: a behavioural strategy for the management of strong-willed children. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 15, n. 6, p. 429–436, 2005.

ROBERTS, J. F. et al. Review: behaviour management techniques in paediatric dentistry. European Archives of Paediatric Dentistry, v. 11, n. 4, p. 166–174, 2010.

SACKETT, David L. Evidence-based medicine. Seminars in Perinatology, v. 21, n. 1, p. 3–5, 1997.

SUN, I-Geng et al. Global prevalence of early childhood dental fear and anxiety: A systematic review and meta-analysis. Journal of Dentistry, v. 142, p. 104841, 2024.

SWANSON, Joshua A.; SCHMITZ, David; CHUNG, Kevin C. How to practice evidence-based medicine. Plastic and Reconstructive Surgery, v. 126, n. 1, p. 286–294, 2010.

THOSAR, Nilima R. et al. Effectiveness of two different behavior modification techniques for anxiety reduction in children. Cureus, v. 14, n. 8, p. e27926, 2022.

TIWARI, Sarita et al. Dental anxiety scales used in pediatric dentistry: A systematic review and meta-analysis. The Journal of Contemporary Dental Practice, v. 22, n. 11, p. 1347–1356, 2021.

WRIGHT, Gerald Z.; KUPIETZKY, Ari. Behavior Management in Dentistry for Children. 2nd. ed. Ames, Iowa: John Wiley & Sons, 2014.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

CARNEIRO DE MELO, .; COSTA DOS SANTOS, .; NEVES MAGALHÃES, .; FERNANDES SILVA MUNIZ, .; MANDACARU RAMOS, .; FIALHO ALCÂNTARA, .; LETÍCIA RAMOS-JORGE, . Taumaturgia ou truques de mágica como técnicas de manejo comportamental na Odontopediatria: Uma revisão narrativa. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 287–295, 2025. DOI: 10.70597/vozes.v13i28.1092. Disponível em: https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/1092. Acesso em: 25 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)