Mapeamento das Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: um estudo sobre a Produção Científica de licenciandos em Ciências Biológicas da UFVJM
DOI:
https://doi.org/10.70597/vozes.v12i25.1194Palabras clave:
Pesquisa em Ensino de Ciências, Metodologias e Abordagens Diferenciadas, Tendências da Pesquisa em Ensino de CiênciasResumen
Este trabalho busca responder a seguinte questão: Como se caracterizam as pesquisas sobre Educação Científica da unidade curricular (UC) Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM? Para respondê-la, buscou-se alcançar o objetivo geral de: verificar e analisar os artigos publicados nos e-books da UC pesquisada. A coleta de dados consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental em que foram analisados os sete e-books produzidos na UC, com um total de 69 artigos publicados entre os anos de 2018 e 2023. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi a metodologia de análise de dados e que foram organizados em três categorias. A primeira categoria analisou os temas e as grandes áreas do Ensino de Ciências, a segunda verificou a elaboração e a aplicação das propostas didáticas na educação básica e quais metodologias, abordagens e estratégias elas se estruturavam. A terceira categoria buscou identificar quais os instrumentos de coleta e de análise de dados eram mais utilizados na pesquisa em Ensino de Ciências. De acordo com os dados obtidos, foi possível verificar a necessidade de mais trabalhos que explorem as grandes áreas/linhas da pesquisa em Ensino de Ciências, bem como o uso das Metodologias e Abordagens Diferenciadas e das Metodologias e Atividades Ativas. Quanto à coleta e análise de dados utilizados nos trabalhos analisados, reforça-se a necessidade de explorar mais instrumentos e metodologias que permitam uma melhor compreensão da pesquisa em Ensino de Ciências.
Citas
ALMEIDA, M. J. P. M. Pesquisas no Ensino de Ciências no Brasil, algumas questões, representações e convergências. Ciência em Foco, v. 11, n. 1, p. 108116, 2018.
CATARINO, G. F. de C.; REIS, J. C. de O. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre a natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação, v. 27, e21033, 2021.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicada. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, p. 145-175, 2004.
FERNANDES, G. W. R. Preâmbulo: Ainda se discute sobre “como fazer com que a pesquisa em Ensino de Ciências chegue às escolas?” In. FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R. (org.). Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências: caminhos para a educação básica e o ensino superior. São Paulo: Editora da Física, 2023.
ALLAIN, L. R. (org.) Diálogos entre educação e Permacultura: formando professores para a sustentabilidade: atividades interdisciplinares para a educação básica (cartilha). Diamantina: Editora UFVJM, 2020. 59 p. ISBN: 978-85-7045-053-1. Disponível em: https://bit.ly/3wp6Ohj. Acesso em: 18. jan. 2024.
FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R. Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências: caminhos para básica e o ensino de ciências. São Paulo: livraria da Física, 2023.
FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R.; DIAS, I. R. Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
FERNANDES, MARIANO, H. de M.; SCHETINO, L. P. L., ALLAIN, L. R. Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo, Atlas, 2002.
GRECA, I. M. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.1, p. 73-82, 2002.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterizações. Revista de Investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí; UNIJUÍ, 2011.
MORAES, R. Uma tempestade de Luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Cognição, v. 9, n. 2, p. 191-2011, 2003.
MOREIRA, M. A.; RIZZATTI, I. M. Pesquisa em Ensino. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), v1, e020007, p. 1-15, 2020.
NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C. C.; OSTERMANN, F. Análise de Correspondência aplicada à pesquisa em ensino de ciências. Enseñaza de las ciencias; revista de investigaciones didáticas, v. 35, n. 3, p. 1311-1318, 2017.
PERETTO, E.; POTRICH, M.; LOZANO, E. R.; BOGONI, R. F.; EICHELBERGER, A. C. A.; Influência do PIBID nas aulas de Ciências e Biologia. Unoesc & Ciência, v.6, n.2, p.181-186, 2015.
RANGEL, M.; RODRIGUES, J. N.; MOCARZEL, M. Fundamentos e Princípios das opções Metodológicas: Metodologias quantitativas e procedimentos qualiquantitativos de pesquisa. Omniva, v. 8, n. 2, p. 5-11, 2018.
SANTOS, A. L. F.; BARBOSA, E. P. SILVA, F. X.; MENDES, V. R. Três tipos de estudo de revisão nas pesquisas educacionais: caracterização e análise. SciELO Preprints, 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2897/5117. Acesso em 09. jun. 2023.
SCHINEIDER, E. M.; FUJII, R. A.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a Pesquisa em Ensino de Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
SILVA, A. Introdução à pesquisa em ensino de ciências. Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).







