Diamantina, “helenas” e as imagens em cena

Autores

  • Siane Paula de Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Maria Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palavras-chave:

Vídeo/dança, Diamantina, Helena Morley, Semiótica

Resumo

Este trabalho é um estudo sobre o vídeo/dança intitulado Diamantina em Performance, Minha Vida de Menina. A obra foi realizada na cidade de Diamantina, em 2010, como uma tradução poético-corporal e fílmica do romance Minha Vida de Menina, de Helena Morley. Para a análise, o principal instrumental teórico utilizado é a semiótica de Charles Sanders Peirce em conexão às questões sobre a percepção do conteúdo audiovisual. A obra em si, configura-se em um emaranhado de linguagens híbridas que possibilitam um trânsito sígnico do romance para o vídeo por meio de modernas técnicas de produção e representação a partir da biografia de uma “Helena” que se pluraliza de sentidos.

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

Paula de Araújo, S., & Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz, M. (2025). Diamantina, “helenas” e as imagens em cena. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(1), 12. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/596