O momento da “pedagógica” na filosofia de Enrique Dussel

Autores

  • Prof. Msc. José Carlos Freire Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Filosofia, Libertação, Pedagógica

Resumo

O artigo apresenta um breve estudo sobre a pedagógica, conceito integrante da “filosofia da libertação” de Enrique Dussel. Apontam-se, também, algumas conseqüências para a relação entre mestre e aluno. Para isso, o texto levanta elementos fundamentais da filosofia dusseliana, partindo de sua abordagem sobre os dois modos de compreender a cultura ocidental: o primeiro que tem como base o ethos grego e o segundo que se inspira no ethos semita. Este segundo modo representa o horizonte da filosofia da libertação que, por sua vez, concretiza-se em
três níveis: a erótica, a pedagógica e a política. O estudo da pedagógica possibilita a 
crítica ao modelo opressor pelo qual se referencia a relação dominadora entre mestre/professor e discípulo/aluno, da mesma forma como pode apontar para caminhos de construção de uma relação libertadora.

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

Carlos Freire, J. (2025). O momento da “pedagógica” na filosofia de Enrique Dussel. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(1), 11. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/602