Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX

Autores

  • Profª. Drª. Danielle Piuzana Mucida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Prof. MSc. Marcelino Santos de Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Alcione Rodrigues Milagres Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Fabrício Antonio Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Viajante/ Naturalista, Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais, Interdisciplinaridade

Resumo

A proposta de uma educação de qualidade deve estar vinculada à inserção dos Temas Transversais nas escolas com a finalidade de ampliar os conhecimentos de forma que não fiquem restritas apenas as áreas tradicionais e sim os relacionem a outros temas, como: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo e Temas Locais, dando relevância a interdisciplinaridade. Visando auxiliar a qualidade da educação básica no Vale do Jequitinhonha, respeitando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o presente artigo propõe a inserção das obras dos viajantes e naturalistas do Século XIX no ensino básico como mais uma possibilidade de inserção dos Temas Transversais de forma dinâmica e complementar, proporcionando ao aluno a capacidade de perceber sua realidade e gerar críticas em torno dela.

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

Piuzana Mucida, D., Santos de Morais, M., Rodrigues Milagres, A., & Antonio Lopes, F. (2025). Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(1), 17. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/606