Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX
Palavras-chave:
Viajante/ Naturalista, Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais, InterdisciplinaridadeResumo
A proposta de uma educação de qualidade deve estar vinculada à inserção dos Temas Transversais nas escolas com a finalidade de ampliar os conhecimentos de forma que não fiquem restritas apenas as áreas tradicionais e sim os relacionem a outros temas, como: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo e Temas Locais, dando relevância a interdisciplinaridade. Visando auxiliar a qualidade da educação básica no Vale do Jequitinhonha, respeitando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o presente artigo propõe a inserção das obras dos viajantes e naturalistas do Século XIX no ensino básico como mais uma possibilidade de inserção dos Temas Transversais de forma dinâmica e complementar, proporcionando ao aluno a capacidade de perceber sua realidade e gerar críticas em torno dela.