A informática como instrumento da construção da Escola Inclusiva para alunos com cegueira

Autores

  • Paulo Cesar Turci Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Profª. Drª. Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Palavras-chave:

Cegueira, Escola Inclusiva, Dosvox, Virtual Vision, Programa de ensino

Resumo

O objetivo do presente estudo foi aplicar e avaliar a eficácia de um programa de ensino para o uso dos softwares de acessibilidade Dosvox e Virtual Vision por alunos com cegueira como uma forma de superar as barreiras presentes em seu processo educacional. O método utilizado foi um estudo quase experimental com delineamento AB, com enfoque qualitativo e quantitativo. Os resultados indicaram que o programa de ensino foi eficaz ao habilitar os participantes para utilizar o Microsoft Word e a internet. O acesso ao computador promoveu a transição do processo educacional do participante 2 marcado pelo demérito de sua capacidade intelectual para uma nova realidade pautada pela igualdade de oportunidades. O participante 1, sem computador na sala de aula, continuou com seu processo educacional restrito ao Sistema Braille. Concluiu-se que o computador é primordial para o sucesso escolar dos alunos com cegueira.

Publicado

05-09-2025

Como Citar

CESAR TURCI, .; DA PIEDADE RESENDE DA COSTA, . A informática como instrumento da construção da Escola Inclusiva para alunos com cegueira. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 25, 2025. Disponível em: https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/613. Acesso em: 25 dez. 2025.