A metamorfose do cisne

do ciclo da “noiva animal” ao mito do duplo

Autores

  • Cíntia Paula Andrade de Carvalho Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Profa Dra Nancy Rita Ferreira Vieira Universidade Federal da Bahia – UFBA

Palavras-chave:

Cisne Negro, O Lago dos Cisnes, Metamorfose, Noiva animal, Duplo

Resumo

Ao estabelecer uma relação intertextual com o balé O Lago dos Cisnes, o filme Cisne Negro (2010) apropria-se de alguns símbolos presentes em seu texto de partida, como a figura do cisne, sem, com isso, retomar o enredo do conto no qual se inspira o espetáculo de dança. Nessa operação, a narrativa fílmica esvazia o peso da temática do ciclo da “noiva animal” e explora o tema do duplo. O presente artigo tem a intenção de refletir acerca da diferença da simbologia da metamorfose em cisne sofrida pelas personagens principais de ambas as obras. Para tanto, o texto apoia-se em pressupostos dos contos de fadas, do ciclo da “noiva animal” (BETTELHEIM, 2007; COELHO, 1987; DARNTON, 1986) e do mito do duplo (MELLO, 2007). 

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Paula Andrade de Carvalho , C., & Rita Ferreira Vieira, N. (2025). A metamorfose do cisne: do ciclo da “noiva animal” ao mito do duplo. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 15. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/617