A metamorfose do cisne
do ciclo da “noiva animal” ao mito do duplo
Palavras-chave:
Cisne Negro, O Lago dos Cisnes, Metamorfose, Noiva animal, DuploResumo
Ao estabelecer uma relação intertextual com o balé O Lago dos Cisnes, o filme Cisne Negro (2010) apropria-se de alguns símbolos presentes em seu texto de partida, como a figura do cisne, sem, com isso, retomar o enredo do conto no qual se inspira o espetáculo de dança. Nessa operação, a narrativa fílmica esvazia o peso da temática do ciclo da “noiva animal” e explora o tema do duplo. O presente artigo tem a intenção de refletir acerca da diferença da simbologia da metamorfose em cisne sofrida pelas personagens principais de ambas as obras. Para tanto, o texto apoia-se em pressupostos dos contos de fadas, do ciclo da “noiva animal” (BETTELHEIM, 2007; COELHO, 1987; DARNTON, 1986) e do mito do duplo (MELLO, 2007).