A Retórica em programas “populares” soteropolitanos

estratégias argumentativas

Autores

  • Prof. MSc. Cláudio Gonçalves Gomes Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

programas “populares”, Apresentadores, Argumentação, Retórica

Resumo

Neste artigo, pretendemos explorar, de uma perspectiva da Retórica e da Nova Retórica, a argumentação no discurso dos sujeitos-apresentadores (Raimundo Varela e José Eduardo) dos programas “populares” da mídia de Salvador (Balanço Geral e Se Liga Bocão), como um dos componentes de eficácia discursiva para a legitimação e credibilidade desses programas. Buscamos compreender, assim, os principais procedimentos argumentativos, utilizados pelos apresentadores, visando à adesão do auditório, ou seja, aos coenunciadores dos programas. Chegamos à conclusão, com base na análise, de que os sujeitos recorrem a figuras de comunhão, argumentos por analogia, metáforas populares, perguntas retóricas, entre outros com o intuito de persuadir os sujeitos destinatários dessas emissões televisivas.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Gonçalves Gomes, C. (2025). A Retórica em programas “populares” soteropolitanos: estratégias argumentativas. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 11. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/625