As interjeições nas “tiras em quadrinhos”:
uma reflexão semântico-pragmática
Palavras-chave:
semântica argumentativa, interjeição, tiras em quadrinhosResumo
O presente estudo pretende compreender o uso das interjeições no gênero textual conhecidos por “tiras em quadrinhos”. A intenção deste estudo é trazer considerações que podem contribuir com as proposições da forma linguística sobre o uso das interjeições como atos expressivos, caracterizando os sentidos da semântica, da interpretação pragmática na utilização dos enunciados linguísticos, discursivos nas “tiras em quadrinhos”. Optou-se em estudar as interjeições presentes nas “tiras em quadrinhos” pelas colocações feitas ao ensino gramatical, pois, normalmente, rotulam que as aulas de interjeições são pouco criativas. O objetivo desse estudo é mostrar como as aulas de interjeições podem constituir-se num momento de prazer e conhecimento, uma forma de entretenimento, reflexão, informação ou até mesmo uma forma de expressividade linguístico-discursiva, quando se articula com o gênero discursivo “tiras em quadrinhos”. Espera-se que este estudo fornece subsídios aos professores para que possam planejar atividades pedagógicas, utilizando esse gênero textual “tira em quadrinhos” em sala de aula, de uma maneira mais abrangente e enriquecedora.