Da intolerância à ignorância

Fenômenos linguisticamente complexos e Ensino de Português

Autores

  • Profª. Drª. Maria Elena Pires Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
  • Prof. Thiago Benitez de Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Palavras-chave:

Língua, Ensino, Fenômenos Linguísticos

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar, por meio de práticas discursivas, as crenças e atitudes de alguns professores de português em relação a determinados fenômenos linguísticos frequentemente discriminados dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foi realizada uma entrevista estruturada com três professores com o intuito de refutar e contestar algumas crenças equivocadas imbuídas no educador. Os estudos a respeito dos fenômenos linguisticamente complexos realizados por autores como Faraco (2001), Bortoni-Ricardo (2004), Perini (2004) e Crystal (2005) subsidiam a hipótese de que tais fenômenos não são “contaminações e pragas que contribuem para o caos linguístico”, mas manifestações inerentes à língua. A pesquisa em questão é de cunho qualitativo/interpretativista e orientou-se no aparato teórico da Linguística Aplicada e da Sociolinguística, estabelecendo discussões multidisciplinares.

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Elena Pires Santos, M., & Benitez de Melo, T. (2025). Da intolerância à ignorância: Fenômenos linguisticamente complexos e Ensino de Português. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 17. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/632