Imagens potencializadoras
contribuindo para o debate acerca da formação docente por um movimento de inquietação
Palavras-chave:
Formação de professores, Imagens, Inquietações, Teorias/práticasResumo
O presente texto tem o objetivo de relatar e analisar as experiências de duas professoras das disciplinas de didática e estágio no Ensino Superior, que estão sendo vivenciadas com turmas de licenciatura em letras, utilizando imagens como ferramenta pedagógica no processo de formação docente. As práticas foram
organizadas de forma integrada nas duas disciplinas, por seleção de imagens ou registros fotográficos e com objetivos comuns, ou seja, na perspectiva de inquietarse a fim de problematizar cenas escolares cotidianas, registrar “momentos didáticos” e organizar a base teórica a partir das discussões que as imagens faziam emergir. O trabalho tem nos mostrado que o recurso potencializa as práticas pedagógicas, tanto na disciplina de didática como no estágio, visto que as imagens e os registros
indicam os caminhos teóricos e metodológicos pelo qual o processo de formação docente vai se constituindo e significando.