Imagens potencializadoras

contribuindo para o debate acerca da formação docente por um movimento de inquietação

Autores

  • Profª. MSc. Alessandra Amaral da Silveira Instituto de Educação – IE
  • Profª. MSc. Joice Rejane Pardo Maurell Instituto de Educação – IE

Palavras-chave:

Formação de professores, Imagens, Inquietações, Teorias/práticas

Resumo

O presente texto tem o objetivo de relatar e analisar as experiências de duas professoras das disciplinas de didática e estágio no Ensino Superior, que estão sendo vivenciadas com turmas de licenciatura em letras, utilizando imagens como ferramenta pedagógica no processo de formação docente. As práticas foram
organizadas de forma integrada nas duas disciplinas, por seleção de imagens ou registros fotográficos e com objetivos comuns, ou seja, na perspectiva de inquietarse a fim de problematizar cenas escolares cotidianas, registrar “momentos didáticos” e organizar a base teórica a partir das discussões que as imagens faziam emergir. O trabalho tem nos mostrado que o recurso potencializa as práticas pedagógicas, tanto na disciplina de didática como no estágio, visto que as imagens e os registros
indicam os caminhos teóricos e metodológicos pelo qual o processo de formação docente vai se constituindo e significando.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Amaral da Silveira, A., & Rejane Pardo Maurell , J. (2025). Imagens potencializadoras: contribuindo para o debate acerca da formação docente por um movimento de inquietação. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 13. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/640