Manifestações da L1 nos processos de aquisição-aprendizagem da L2 na formação de professores indígenas

Autores

  • Profª. Drª Wany Bernardete de Araujo Sampaio Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
  • Julie Estefane Dorrico Peres Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Maria de Fátima Marques da Cunha Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Palavras-chave:

Manifestações da L1 na escrita de L2, Formação de professores indígenas, Línguas Indígenas brasileiras

Resumo

O presente trabalho trata da aquisição-aprendizagem de uma L2 e interferências da L1 na L2, analisando manifestações sintáticas -a ordem sentenciale as categorias flexionais de gênero e número na escrita em L2 de professores indígenas em formação. Os textos analisados são de autoria de professores indígenas Tupi-Kawahib, produzidos durante as etapas presenciais do Projeto Açaí II – Formação de Professores Indígenas de Rondônia, no período de agosto de 2010 a agosto de 2012. A abordagem é interdisciplinar, fundamentada na linguística teórica e descritiva, na linguística aplicada, nos estudos de aquisição/aprendizagem de uma L2 e interferências da L1 na L2. O trabalho traz contribuições para o conhecimento de línguas indígenas brasileiras, para os professores formadores que atuam no magistério intercultural e para professores de idiomas.

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Bernardete de Araujo Sampaio, W., Estefane Dorrico Peres, J., & de Fátima Marques da Cunha, M. (2025). Manifestações da L1 nos processos de aquisição-aprendizagem da L2 na formação de professores indígenas. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 24. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/641