Manifestações da L1 nos processos de aquisição-aprendizagem da L2 na formação de professores indígenas
Palavras-chave:
Manifestações da L1 na escrita de L2, Formação de professores indígenas, Línguas Indígenas brasileirasResumo
O presente trabalho trata da aquisição-aprendizagem de uma L2 e interferências da L1 na L2, analisando manifestações sintáticas -a ordem sentenciale as categorias flexionais de gênero e número na escrita em L2 de professores indígenas em formação. Os textos analisados são de autoria de professores indígenas Tupi-Kawahib, produzidos durante as etapas presenciais do Projeto Açaí II – Formação de Professores Indígenas de Rondônia, no período de agosto de 2010 a agosto de 2012. A abordagem é interdisciplinar, fundamentada na linguística teórica e descritiva, na linguística aplicada, nos estudos de aquisição/aprendizagem de uma L2 e interferências da L1 na L2. O trabalho traz contribuições para o conhecimento de línguas indígenas brasileiras, para os professores formadores que atuam no magistério intercultural e para professores de idiomas.