Refletindo a relevância da práxis docente, na contemporaneidade, por meio das questões étnico-raciais na sociedade brasileira

Autores

  • Vagner Aparecido de Moura Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP
  • Cleide Aparecida de Moura Rede pública Municipal e Estadual do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Racismo, Educação, Sequência didática

Resumo

O artigo propõe discutir o processo de ressignificação da práxis docente atrelado às questões étnico-raciais a partir de uma sequência didática a qual tem o papel de produzir e (re) construir sentido entre seus interlocutores. Partindo dessa diretriz, será adotada uma metodologia indutivo-dedutiva que me possibilita como pesquisador, por meio da observação participante, feita em sala de aula ao longo de minha trajetória, repensar a práxis docente. Esse ato de repensar consubstancia-se por intermédio do aporte teórico CANDAU (2011), SANTAELLA (2007), SODRÉ (2002), VILLAÇA (1999), acerca da importância de memória e identidade no processo de subjetivação, das questões étnico-raciais no Brasil, das questões de subjetividade e de intersubjetividade, o qual me impele, por meio de uma sequência didática, alicerçada nas diretrizes de DOLZ & SCHNEUWLY (2004), não só dar materialidade como também legitimidade de que o pressuposto: a intersubjetividade e a subjetividade do negro brasileiro constroi-se por meio de um jogo de percepções em distintas esferas de sociabilidade: escola, teatro, redes sociais, internet, TV, jornal impresso, sendo assim, impelindo a nós pesquisadores que o ato de repensar deve ser realizado na criticidade, na objetividade, na racionalidade e, por fim, de maneira equilibrada, entre os interlocutores: docentes e discentes, acerca das imbricações dessas questões para o cenário brasileiro do século XXI.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Aparecido de Moura, V., & Aparecida de Moura, C. (2025). Refletindo a relevância da práxis docente, na contemporaneidade, por meio das questões étnico-raciais na sociedade brasileira. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 13. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/659