Alguns olhares para um repensar curricular – proposta de agenda investigativa a partir da relação CTSA
Palavras-chave:
educação científica, formação de professores, currículoResumo
Tanto ciência e seus aparatos tecnológicos quanto seu ensino são vistos como construções sociais mediadas por símbolos, sistemas de crenças e valores. Nesse sentido, para compreender uma ciência faz-se necessário aprender também sua linguagem, o que implica conhecer seu processo de pensamento e seus modos
peculiares de discursos. Nestas duas décadas, alguns pesquisadores da área de
ensino e aprendizagem das ciências e educadores, consideraram a relação ducação científica, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) numa perspectiva mais crítica, ao apresentarem objeções ao teor cientificista das orientações curriculares. Diversos fatores contribuíram para a mudança de postura; dentre eles: (i) maior criticidade em relação à ciência ocidental moderna e, por conseguinte, (ii) a defesa do resgate de outras formas de conhecimento, presentes em diversos grupos sociais e culturais. Ao apoiar-me na produção teórica do campo do currículo e da
educação em ciência, elaboro revisão de alguns conceitos, tais como: alfabetização
científica, multiculturalismo, hibridismo, pluralismo cultural, currículo intercultural,
dentre outros, para melhor compreender os sentidos das propostas curriculares para a área de educação em ciências, bem como (re)leituras acerca de muitas opções curriculares que se expressam no espaço escolar. Identifico e apresento, no atual panorama brasileiro, alguns pesquisadores e educadores sensibilizados com linhas de investigação que possibilitam responder questões pertinentes e decorrentes de concepções sobre educação científica em termos multiculturais.