Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG

Autores

  • Prof. MSc. Luiz Gabriel Maturana Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Profª. Juliana Sales Rodrigues Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Escola, Tema Transversal Saúde, Anatomia Humana

Resumo

Considerando as limitações nas quais as partes do corpo humano vêm
sendo trabalhada nas escolas da rede estadual de ensino, este trabalho teve como
objetivo aplicar uma aula no laboratório de anatomia humana. A metodologia
utilizada foi avaliada qualitativamente por questionários respondidos pela professora responsável pela turma e pelos 31 alunos (pré e pós-questionário). Os resultados mostraram a aquisição de uma gama de informações que dão crédito à realização de outras atividades como esta, considerando-a positiva tanto para a universidade como para a escola. Quanto aos alunos que participaram da atividade, foi observada a construção de saberes que podem contribuir para o processo de ensinoaprendizagem tomando a anatomia humana como ferramenta para aplicar o tema transversal saúde no meio escolar. Além disso, o trabalho levantou e adquiriu
informações determinantes para desenvolver outros projetos.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Gabriel Maturana, L., & Sales Rodrigues Costa, J. (2025). Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(3), 13. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/674