Desastres naturais no Vale do Itapocu: uma proposta de ensino com enfoque CTSA para conscientização e prevenção
Palavras-chave:
Proposta de ensino, Enfoque CTSA, Desastres naturais no Vale do ItapocuResumo
Uma proposta de ensino de 8 horas-aula sob o enfoque CiênciaTecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) foi desenvolvida ao longo de uma disciplina por alunos do sexto módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, com o propósito de conscientizar quais fenômenos e eventos (naturais ou induzidos pelo homem) que compreendem desastres naturais ocorridos na região do Vale do Itapocu e quais as medidas de prevenção para esses processos. A proposta foi aplicada em alunos do primeiro módulo do curso no segundo semestre de 2011 e, através de debates, buscou-se contextualizar os desastres naturais frequentes na região, a saber: escorregamentos, erosões e inundações. Como instrumento de avaliação, um questionário foi utilizado para verificar os conhecimentos prévios e o que foi compreendido após a aplicação da proposta. Sob o enfoque do conceito de situação da teoria dos campos conceituais de Vergnaud, utilizaram-se debates acerca das definições adotadas para o conceito de desastre natural, das tecnologias de prevenção estudadas por órgãos regionais e de legislações vigentes e em implantação e uma maquete para exemplificar modelos
de cidades propensas e não-vulneráveis a ocorrências de desastres naturais.
Realizou-se, também, uma oficina de construção de um pluviômetro “caseiro”, com o objetivo de mostrar que os índices pluviômetros podem fornecer dados importantes, possibilitar o estabelecimento de alerta, o mapeamento das áreas de risco e subsidiar estudos e estimativas das vazões máximas de cheias e a frequência com que ocorrem. Os resultados indicam que a proposta é uma boa opção para aplicar a abordagem CTSA, desenvolvendo a cidadania nos alunos, a prática da educação ambiental e, sobretudo, permite a ocorrência da transdisciplinaridade por meio do ensino-aprendizagem de uma temática que é realidade na região onde o aluno está inserido.