Desenvolvimento de um jogo virtual para crianças com dificuldades na leitura e na escrita
Palavras-chave:
Jogos, Escrita, Distúrbio de leitura e escritaResumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo virtual das crianças para crianças com dificuldades na leitura e na escrita. Como no Português Brasileiro (PB),
o fonema /s/ corresponde a vários grafemas “s”, “ss”, “c”, “sc” “xc” e “ç”, as crianças enfrentam dificuldades durante a aquisição da escrita, provocando o “uso indevido de letras”. O jogo é composto por dez etapas, sendo que cada etapa tem duas opções de palavras com opções de resposta, sendo uma correta e uma incorreta. Dessa forma, a criança escolherá a placa que ela considera a grafia correta, desenvolvendo assim, habilidades de leitura e de escrita. A criança terá de acertar todas as placas que contém no jogo para finalizar o jogo. Esse jogo virtual contribuiu como ferramenta de apoio no ensino e/ou para o tratamento das alterações de leitura e escrita, porém faz-se necessário ser aplicado com escolares para melhor aperfeiçoamento do jogo.