Suportes Didáticos Virtuais

A Importância da Ergonomia Cognitiva na Elaboração e Uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação

Autores

  • Profª. Drª. Elayne de Moura Braga Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Tecnologias, Ergonomia, Mediação, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta parte da tese de Doutorado intitulada “Enseignement-Apprentissage de la Statistique, TICE et Environnement Numerique de Travail - Étude des Effets de Supports Didactiques Numeriques, Mediateurs dans la Conceptualisation en Statistique” (Ensino-Aprendizagem da Estatística, TICE e
Ambiente Digital de Trabalho – Estudo dos Efeitos de Suportes Didáticos Digitais,
Mediadores na Conceituação em Estatística). Neste artigo serão abordados alguns
aspectos sobre ergonomia, sua evolução da clássica para a cognitiva e suas contribuições para a elaboração e uso das Tecnologias Digitais da Informação e da
Comunicação (TDIC). Além das descrições dos aspectos ergonômicos da interface,
serão apresentados os aspectos do bom mediador da teoria de Feuerstein, fazendose algumas adaptações desta teoria para os suportes didáticos virtuais.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

de Moura Braga, E. (2025). Suportes Didáticos Virtuais: A Importância da Ergonomia Cognitiva na Elaboração e Uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(3), 16. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/693