Transgênicos na sala de aula

concepções e opiniões de alunos do Ensino Médio e uma prática pedagógica

Autores

  • Profª. Drª. Anete Pedro Lourenço Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Lucilene Geralda dos Reis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Concepções intuitivas, Discurso do sujeito coletivo, Biotecnologia, Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)

Resumo

Atualmente temas polêmicos relacionados à biotecnologia como os transgênicos passaram a ser discutidos na escola, mas, geralmente os alunos possuem uma ideia que não ultrapassa o senso comum. Devido à importância destes temas para o preparo do cidadão, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento e as opiniões de alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual de Diamantina-MG sobre transgênicos. Além disso, objetivou-se investigar a mudança conceitual e de tomada de decisões após o desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre transgênicos. A partir dos resultados do levantamento de concepções prévias, observou-se a dificuldade dos alunos em conceituar e justificar suas respostas sobre os transgênicos. As atividades práticas despertaram o interesse dos alunos, e propiciaram um melhor entendimento sobre transgênicos, reafirmando o valor de atividades diferenciadas sobre biotecnologias em sala de aula.

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Publicado

05-09-2025

Como Citar

Pedro Lourenço, A., & Geralda dos Reis, L. (2025). Transgênicos na sala de aula: concepções e opiniões de alunos do Ensino Médio e uma prática pedagógica. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(3), 27. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/694