Transgênicos na sala de aula
concepções e opiniões de alunos do Ensino Médio e uma prática pedagógica
Palavras-chave:
Concepções intuitivas, Discurso do sujeito coletivo, Biotecnologia, Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)Resumo
Atualmente temas polêmicos relacionados à biotecnologia como os transgênicos passaram a ser discutidos na escola, mas, geralmente os alunos possuem uma ideia que não ultrapassa o senso comum. Devido à importância destes temas para o preparo do cidadão, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento e as opiniões de alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual de Diamantina-MG sobre transgênicos. Além disso, objetivou-se investigar a mudança conceitual e de tomada de decisões após o desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre transgênicos. A partir dos resultados do levantamento de concepções prévias, observou-se a dificuldade dos alunos em conceituar e justificar suas respostas sobre os transgênicos. As atividades práticas despertaram o interesse dos alunos, e propiciaram um melhor entendimento sobre transgênicos, reafirmando o valor de atividades diferenciadas sobre biotecnologias em sala de aula.