Minecraft Education

laboratório gamificado de Química no contexto das metodologias ativas

Autores

  • Prof. Dr. Almir Pantoja Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
  • Ríllary Fernanda Brito Uchôa Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
  • Alec Lohan de Lima Nascimento Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
  • Eric Lima da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.711

Palavras-chave:

Minecraft Education, Ensino de Química, Gamificação, Metodologias Ativas

Resumo

O presente estudo aborda a utilização do Minecraft Education, uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de Química, destacando sua relevância dentro das metodologias ativas e da gamificação. O estudo foi realizado com uma turma do 2º ano do ensino médio, em uma escola do município de Capitão Poço (PA), com a aplicação prática da ferramenta em um contexto educacional específico. O ensino de Química enfrenta desafios relacionados à motivação e ao engajamento dos estudantes, especialmente no nível médio. Nesse contexto, as metodologias ativas emergem como alternativas que promovem a participação ativa dos alunos, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para aumentar o envolvimento e a motivação dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e prazeroso. O Minecraft Education, com suas funcionalidades interativas, permite a exploração de conceitos químicos de forma lúdica, possibilitando a construção de modelos moleculares e a simulação de reações químicas em um ambiente virtual seguro. A integração dessa ferramenta ao currículo de Química representa um avanço significativo nas práticas educacionais contemporâneas, alinhando-se às demandas do século XXI e promovendo uma aprendizagem mais contextualizada.

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Publicado

01-05-2025

Como Citar

Pantoja Rodrigues, A., Fernanda Brito Uchôa, R., Lohan de Lima Nascimento, A., & Lima da Silva, E. (2025). Minecraft Education: laboratório gamificado de Química no contexto das metodologias ativas. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 12(27), 24. https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.711