La lingua portoghese nel contesto accademico italiano

Autores

  • Livia Assunção Cecilio Università di Bologna

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Português brasileiro, Ensino de línguas estrangeiras, Contexto acadêmico italiano

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever a situação do ensino do português nas universidades italianas, com especial atenção ao português do Brasil, apontando aspectos que contribuem para configuração do cenário da língua portuguesa no contexto universitário italiano.

Referências

BAGNO, M. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2004. 184p.

CILIBERTI, A. Glottodidattica. Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci, 2012. 287p.

MULINACCI, R. Lusofonia. Rivista Limes, Roma, anno 2, n. 3, p. 179-188, dic. 2010.

RUSSO, M. Quale lingua e traduzione in una Facoltà di Lingue e letterature straniere? Il caso del portoghese. In: Ferreri, S. (a cura di). Le lingue nelle Facoltà di Lingue: tra ricerca e didattica. Viterbo: Sette Città, 2008, p. 205-218.

BAGNO, M. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2004. 184p.

CILIBERTI, A. Glottodidattica. Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci, 2012. 287p.

MULINACCI, R. Lusofonia. Rivista Limes, Roma, anno 2, n. 3, p. 179-188, dic. 2010.

RUSSO, M. Quale lingua e traduzione in una Facoltà di Lingue e letterature straniere? Il caso del portoghese. In: Ferreri, S. (a cura di). Le lingue nelle Facoltà di Lingue: tra ricerca e didattica. Viterbo: Sette Città, 2008, p. 205-218.

Downloads

Publicado

21-10-2025

Como Citar

Assunção Cecilio, L. (2025). La lingua portoghese nel contesto accademico italiano. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 2(4), 11. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/749