Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais: implicações no trabalho com produção, diagnóstico e reescrita de textos

Autores

  • Profª. MSc. Dayse Grassi Bernardon Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira - UTFPR
  • Profª. Drª. Terezinha da Conceição Costa-Hübes UNIOESTE – campus Cascavel

Palavras-chave:

Formação continuada de Professores, Produção, Diagnóstico e Reescrita de textos

Resumo

Este artigo se refere a uma pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao Programa Observatório da Educação (doravante OBEDUC) – CAPES/INEP – em que atuamos como pesquisadora voluntária dentro do Projeto Institucional, intitulado “Formação Continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná”. No presente trabalho apresentamos, resumidamente, a pesquisa que estamos desenvolvendo com professores atuantes nos 4os. e 5os. anos do ensino fundamental que obtiveram mais de 90% de frequência nos encontros de formação continuada ofertados pelo Projeto OBEDUC nos anos de 2011 e 2012. Para isso, problematizamos a pesquisa a partir do seguinte questionamento: os conteúdos abordados durante as ações de formação continuada, mais especificamente no que se refere à condução da prática de reescrita de texto, contribuíram para o trabalho do professor em sala de aula na avaliação diagnóstica de textos escritos pelos alunos? Esse estudo se insere dentro da Linguística Aplicada e sustenta-se na pesquisa qualitativa, de base etnográfica interpretativista e pela pesquisa colaborativa. Nesse momento, trazemos para este artigo, como a pesquisa vem sendo realizada, os objetivos que pretendemos alcançar e a metodologia para sua realização. Para sustentarmos teoricamente nosso estudo, nos pautamos em Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (2004), CostaHübes (2008), Geraldi (1984) dentre outros autores.

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, Papirus,1995.

BAKHTIN, Mikhail [1992]. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2008.

_________. Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos. (online), Brasília, v. 94, n. 237, p. 501-523, maio/ago. 2013.

GERALDI, João Wanderley. (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Meto; RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel; FERREIRA, Maria Salonilde (orgs.). Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares, Brasília: Líber Livro Editora, 2007.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ORLANDI, Eni. P. O que é lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1999.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redações na escola. Campinas SP: Mercado das Letras, 2001.

SILVA, Lilian Lopes Martins da. Mudar o ensino da língua portuguesa: uma promessa que não venceu nem se cumpriu mas que merece ser interpretada. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1994.

TRAVAGLIA, L. C. Concepções de linguagem. In: ______. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

01-05-2015

Como Citar

Grassi Bernardon , D., & da Conceição Costa-Hübes, T. (2015). Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais: implicações no trabalho com produção, diagnóstico e reescrita de textos . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 4(7), 17. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/937