Religião, suas Funções e sua Plausibilidade na Pós-modernidade

Autores

  • Profª. Drª. Marlene Almeida de Ataíde Universidade de Santo Amaro – UNISA

Palavras-chave:

religião, transformação, secularização, sociedade, plausibilidade

Resumo

Este artigo é uma análise da religião e suas funções sociais e suas inter- relações com os demais setores da sociedade. As religiões estão em interação histórica e dialética com as outras esferas e subsistemas da sociedade, transformando e sofrendo transformações. As transformações ocorridas no campo religioso são inquestionáveis, mesmo em uma sociedade globalizada, e tais transformações não foram suficientes para propor o fim da religião.

Referências

BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Trad. José Carlos Barcelos. São Paulo: Paulinas, 1985.

BORDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: perspectiva, 1998, 5 ed.

MOREIRA, Alberto da Silva. Seminário Religião e transformação social. Texto da aula da disciplina Religião e transformação sócio-cultural. Goiânia: 2011.

MOREIRA, Alberto da Silva. Empresas de salvação e capitalismo do imaginário como desafio à sociologia da religião. Caminhos, PUC-GO, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 127-158, jan.; jun. 2008.

MOREIRA, Alberto da Silva & OLIVEIRA, Irene Dias (Org.). O futuro da religião na sociedade global. São Paulo: Paulinas, 2008.

Downloads

Publicado

01-05-2015

Como Citar

Almeida de Ataíde, M. (2015). Religião, suas Funções e sua Plausibilidade na Pós-modernidade. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 4(7), 11. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/960