https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/issue/feed Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas 2025-09-05T17:21:50+00:00 Stênio Cavalier Cabral stenio.cavalier@ufvjm.edu.br Open Journal Systems <p align="justify"><span style="display: inline-block; border: none; padding: 0cm;"><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">A </span></span></span></span></span></span></span><em><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">Revista Científica Vozes dos Vales</span></span></span></span></span></span></em><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;"> é um periódico multidisciplinar vinculado à UFVJM, dedicado à divulgação de produções acadêmicas nacionais e internacionais. Publica artigos que contribuem para o avanço do conhecimento educacional, científico, tecnológico e cultural. Com circulação eletrônica, a revista promove o debate acadêmico e oferece suporte a educadores, estudantes e profissionais de diversas áreas.</span></span></span></span></span></span></span></span></p> https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/689 Os sentidos da vídeo-vigilância na cidade contemporânea 2025-09-05T14:30:19+00:00 Eledison de Souza Sampaio eledisonsampaio@hotmail.com Francisco Antônio Zorzo fazfeira@gmail.com <p>O texto se propõe a fazer uma análise de alguns efeitos da vídeovigilância na sociedade e na cultura contemporânea. A discussão sobre os desdobramentos socioculturais da vigilância eletrônica girará em torno daquelas que seriam as suas bases legitimadoras: consumo, segurança/violência e visibilidade. A chave interpretativa aqui proposta observará em que medida a vídeo-vigilância corrobora com as tentativas (modernas) de homogeneização, que por certo continuam a existir e se atualizam permanentemente no contexto das Sociedades de controle (Deleuze, 1992).</p> 2013-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/670 A Ideia de um “Contexto da Descoberta” na Proposta Psicologista de Jacques Hadamard 2025-09-05T12:55:17+00:00 Raquel Anna Sapunaru raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br Douglas Frederico Guimarães Santiago douglas.santiago@ict.ufvjm.edu.br Aron Seixas Terra Rodrigues aronseixas@yahoo.com.br <p>O texto discute, brevemente, como acontece a invenção matemática na visão do matemático Jacques Hadamard. O momento da invenção ou criação dos objetos matemáticos pode ser comparado ao conceito de contexto da descoberta de Karl<br>Popper, apesar de Hadamard nunca ter relacionado estes dois acontecimentos. Estes acontecimentos têm um enorme valor heurístico. Na sequência, enfatizamos também toda análise psicológica que suporta esse instante criativo, conforme descrita por Hadamard e, nos aprofundamos em sua vasta bibliografia, trazendo à tona alguns nomes da Filosofia da Psicologia e da Educação às vezes esquecidos, como Binet, Müller e Souriau. Em suma, objetivamos mostrar a importância da análise das descobertas ou invenções matemáticas para a Filosofia da Ciência e para a Educação.&nbsp;</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/671 Alguns olhares para um repensar curricular – proposta de agenda investigativa a partir da relação CTSA 2025-09-05T12:59:43+00:00 Maria Cristina Ribeiro Cohen cristina.cohen@ufvjm.edu.br <p>Tanto ciência e seus aparatos tecnológicos quanto seu ensino são vistos como construções sociais mediadas por símbolos, sistemas de crenças e valores. Nesse sentido, para compreender uma ciência faz-se necessário aprender também sua linguagem, o que implica conhecer seu processo de pensamento e seus modos<br>peculiares de discursos. Nestas duas décadas, alguns pesquisadores da área de<br>ensino e aprendizagem das ciências e educadores, consideraram a relação&nbsp; ducação científica, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) numa perspectiva mais crítica, ao apresentarem objeções ao teor cientificista das orientações curriculares. Diversos fatores contribuíram para a mudança de postura; dentre eles: (i) maior criticidade em relação à ciência ocidental moderna e, por conseguinte, (ii) a defesa do resgate de outras formas de conhecimento, presentes em diversos grupos sociais e culturais. Ao apoiar-me na produção teórica do campo do currículo e da<br>educação em ciência, elaboro revisão de alguns conceitos, tais como: alfabetização<br>científica, multiculturalismo, hibridismo, pluralismo cultural, currículo intercultural,<br>dentre outros, para melhor compreender os sentidos das propostas curriculares para a área de educação em ciências, bem como (re)leituras acerca de muitas opções curriculares que se expressam no espaço escolar. Identifico e apresento, no atual panorama brasileiro, alguns pesquisadores e educadores sensibilizados com linhas de investigação que possibilitam responder questões pertinentes e decorrentes de concepções sobre educação científica em termos multiculturais.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/672 Análise da aerodinâmica de carros populares 2025-09-05T13:02:11+00:00 Bruno Silva de Sousa bruno.sousa@ufvjm.edu.br Hugo Henrique Azevedo Gonçalves hugofarnezi@yahoo.com.br <p>Este trabalho traz, primeiramente, um histórico sobre o setor automotivo no Brasil, depois faz uma revisão sobre a aerodinâmica, trazendo definições e explicações relativas a esta. Fala-se sobre aerodinâmica veicular trazendo definições de forças, como o arrasto e as características que influenciam no formato aerodinâmico do carro. Faz-se então uma análise da aerodinâmica, através de ilustrações e do coeficiente de penetração aerodinâmica, de algumas gerações de carros populares fabricados pelas principais montadoras do país, chegando a conclusões de interesse para os compradores desses modelos.&nbsp;</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/673 Análise de parâmetros populacionais de municípios do nordeste mineiro 2025-09-05T13:04:16+00:00 Jaqueline Maria da Silva jaquemsilva@gmail.com Jéssica Lemos Gomes jelemos12@hotmail.com Marcelo Alves Moreira marcelomoreira10@yahoo.com.br Flávio Henrique dos Santos flaviohenriquesantos@gmail.com <p>Dentre os estudos populacionais, os que envolvem modelos matemáticos são os mais utilizados pela comunidade acadêmica. Neste trabalho, implementamse computacionalmente dois modelos matemáticos e apresentam-se os resultados<br>para discutir-se a dinâmica de crescimento das populações dos municípios estudados, frente ao estado de Minas Gerais e ao cenário sócio-econômico das<br>unidades territoriais. Os modelos são o Modelo de Crescimento Natural (MCN) e o<br>Modelo de Crescimento Logístico (MCL) e são aplicados nas populações do estado<br>de Minas Gerais (MG) e dos municípios Capelinha e Teófilo Otoni. Consideram-se<br>características sócio-econômicas de cada uma destas unidades territoriais (UTs).<br>Estimam-se os valores dos parâmetros contidos nos MCN e MCL para representar<br>as populações de cada uma das UTs citadas, assim como os parâmetros<br>estatísticos X² e 2 Ra a que indicam a qualidade de cada ajuste realizado.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/674 Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG 2025-09-05T13:07:44+00:00 Luiz Gabriel Maturana luiz.maturana@ufvjm.edu.br Juliana Sales Rodrigues Costa julianasalesbio@hotmail.com <p>Considerando as limitações nas quais as partes do corpo humano vêm<br>sendo trabalhada nas escolas da rede estadual de ensino, este trabalho teve como<br>objetivo aplicar uma aula no laboratório de anatomia humana. A metodologia<br>utilizada foi avaliada qualitativamente por questionários respondidos pela professora responsável pela turma e pelos 31 alunos (pré e pós-questionário). Os resultados mostraram a aquisição de uma gama de informações que dão crédito à realização de outras atividades como esta, considerando-a positiva tanto para a universidade como para a escola. Quanto aos alunos que participaram da atividade, foi observada a construção de saberes que podem contribuir para o processo de ensinoaprendizagem tomando a anatomia humana como ferramenta para aplicar o tema transversal saúde no meio escolar. Além disso, o trabalho levantou e adquiriu<br>informações determinantes para desenvolver outros projetos.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/675 Apoiando a elaboração de projetos sociais e políticas públicas para os distritos de Diamantina- MG por meio de um software de análise demográfica e socioeconômica 2025-09-05T13:10:04+00:00 Geruza Geruza de Fátima Tomé Sabino geruza.sabino@ufvjm.edu.br Alan Fernando Santos Ávila alanavila@ufvjm.edu.br Anna Caroline Gonçalves Siqueira annacarolinegs@gmail.com <p>O município de Diamantina/MG situa-se na região do Alto Jequitinhonha que se caracteriza pela predominância das unidades familiares na agricultura e do<br>pequeno desenvolvimento econômico. Estas comunidades são caracterizadas por<br>isolamento social ou geográfico, muitas vezes por estarem localizadas em regiões<br>de difícil acesso. Instituições filantrópicas que estão presentes nessa região<br>estabelecem uma comunicação com tais comunidades. Através desse contato são<br>levantados dados demográficos e socioeconômicos. Este trabalho propõe o<br>desenvolvimento de um sistema de informação que irá fazer a análise destes dados<br>auxiliando no processo de tomada de decisão, organizando dados e informações<br>além de oferecer informações consistentes que poderão ser usadas para elaboração de novas políticas, redistribuição de rendas e acompanhamento da evolução da população.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/676 Cicatrização de feridas cutâneas em ratos após terapia laser de baixa intensidade (660nm) 2025-09-05T13:13:55+00:00 Cynthia Fernandes Ferreira Santos cynthia.professora@gmail.com Ana Paula Santos apsfisio@hotmail.com Thais Gaiad Peixoto Machado thaispgm@gmail.com Núbia Carelli Pereira de Avelar nubia-carelli@ig.com.br Murilo Xavier Oliveira muriloxavier@ufvjm.edu.br Thaíssa Cerqueira de Almeida thaissa.almeida@gmail.com Ana Flávia Alves França anaflaviafranca@gmail.com Viviane Araújo Pires vipires@hotmail.com <p>O objetivo do estudo foi analisar o efeito da Terapia Laser de Baixa Intensidade (TLBI) (660nm) na velocidade da cicatrização de feridas cutâneas em ratos. A amostra consistiu de 12 ratos machos Wistar. Os animais foram distribuídos<br>aleatoriamente em 2 grupos: grupo Controle e grupo Laser. A ferida cutânea foi<br>realizada sob anestesia por meio de uma incisão cirúrgica realizada com um punch<br>de 12mm². As fotografias foram realizadas no 1º, 8º, 15º e 19º dias. As imagens<br>foram analisadas por meio do software ImageJ para a definição das áreas das<br>feridas e para o cálculo do Índice de Contração das Feridas. Observou-se através<br>deste índice que entre o 8º e o 15º dia o grupo Laser obteve uma contração da ferida mais rápida que o grupo Controle, sendo significativamente maior (p&lt;0.01). Concluise que a TLBI (660nm) pode ser capaz de acelerar a cicatrização de feridas<br>cutâneas em ratos, principalmente na fase proliferativa da cicatrização.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/677 Desastres naturais no Vale do Itapocu: uma proposta de ensino com enfoque CTSA para conscientização e prevenção 2025-09-05T13:21:02+00:00 Carlos Raphael Rocha carlosr@joinville.udesc.br <p>Uma proposta de ensino de 8 horas-aula sob o enfoque CiênciaTecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) foi desenvolvida ao longo de uma disciplina por alunos do sexto módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, com o propósito de conscientizar quais fenômenos e eventos (naturais ou induzidos pelo homem) que compreendem desastres naturais ocorridos na região do Vale do Itapocu e quais as medidas de prevenção para esses processos. A proposta foi aplicada em alunos do primeiro módulo do curso no segundo semestre de 2011 e, através de debates, buscou-se contextualizar os desastres naturais frequentes na região, a saber: escorregamentos, erosões e inundações. Como instrumento de avaliação, um questionário foi utilizado para verificar os conhecimentos prévios e o que foi compreendido após a aplicação da proposta. Sob o enfoque do conceito de situação da teoria dos campos conceituais de Vergnaud, utilizaram-se debates acerca das definições adotadas para o conceito de desastre natural, das tecnologias de prevenção estudadas por órgãos regionais e de legislações vigentes e em implantação e uma maquete para exemplificar modelos<br>de cidades propensas e não-vulneráveis a ocorrências de desastres naturais.<br>Realizou-se, também, uma oficina de construção de um pluviômetro “caseiro”, com o objetivo de mostrar que os índices pluviômetros podem fornecer dados importantes, possibilitar o estabelecimento de alerta, o mapeamento das áreas de risco e subsidiar estudos e estimativas das vazões máximas de cheias e a frequência com que ocorrem. Os resultados indicam que a proposta é uma boa opção para aplicar a abordagem CTSA, desenvolvendo a cidadania nos alunos, a prática da educação ambiental e, sobretudo, permite a ocorrência da transdisciplinaridade por meio do ensino-aprendizagem de uma temática que é realidade na região onde o aluno está inserido.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/679 Desenvolvimento de uma plataforma interativa para o observatório cultural de Diamantina - MG - Brasil 2025-09-05T13:24:24+00:00 Geruza de Fátima Tomé Sabino geruza.sabino@ufvjm.edu.br Luiz Felipe Cordeiro Lopes lipediamantina@hotmail.com <p>Trata-se da criação de uma plataforma de divulgação por meio da Internet para o Observatório Cultural de Diamantina. Este artigo irá demonstrar os aspectos técnicos, computacionais e informacionais de um site que se coloca como forma de<br>exposição e difusão de um projeto relacionado à cultura, onde será apresentada a<br>riqueza cultural diamantinense e a sua história. Também será abordada a necessidade de se ter um sistema de banco de dados para que as informações<br>geradas pelo projeto sejam armazenadas, abstraídas e manipuladas pelos usuários,<br>bem como apresentadas as ferramentas e as linguagens de programação necessárias ao desenvolvimento do website e do próprio banco de dados. Os<br>desafios para a criação e desenvolvimento da plataforma interativa e do sistema de<br>banco de dados também serão mencionados pelo autor.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/680 Desenvolvimento de um jogo virtual para crianças com dificuldades na leitura e na escrita 2025-09-05T13:26:38+00:00 Aline Mara de Oliveira Vassoler alineoliveiravassoler@gmail.com <p>O objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo virtual das crianças para crianças com dificuldades na leitura e na escrita. Como no Português Brasileiro (PB),<br>o fonema /s/ corresponde a vários grafemas “s”, “ss”, “c”, “sc” “xc” e “ç”, as crianças enfrentam dificuldades durante a aquisição da escrita, provocando o “uso indevido de letras”. O jogo é composto por dez etapas, sendo que cada etapa tem duas opções de palavras com opções de resposta, sendo uma correta e uma incorreta. Dessa forma, a criança escolherá a placa que ela considera a grafia correta, desenvolvendo assim, habilidades de leitura e de escrita. A criança terá de acertar todas as placas que contém no jogo para finalizar o jogo. Esse jogo virtual contribuiu como ferramenta de apoio no ensino e/ou para o tratamento das alterações de leitura e escrita, porém faz-se necessário ser aplicado com escolares para melhor aperfeiçoamento do jogo.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/681 Determinação da qualidade da água de Minas na área urbana do Município de Teófilo Otoni - MG - Brasil 2025-09-05T13:28:32+00:00 Ronaldo Serafim Abreu Silva Manchester ronaldo.manchester@ufvjm.edu.br Jairo Lisboa Rodrigues jairolisboa@yahoo.com.br Cleide Aparecida Bomfeti cleide.bomfeti@ufvjm.edu.br Andrea Manchester Pereira de Mello Gonçalves andrea.manchester@ufvjm.edu.br Thauana de Macedo Carlos thauanademacedocarlos@gmail.com Jane Santos Pinheiro janepinheiro22@gmail.com Ana Luiza Chaves Colares analuiza_colares@hotmail.com Luma Rodrigues Blanc lumablanc@gmail.com <p>Com o crescente índice de contaminação de águas de reservatórios naturais, faz-se necessária uma análise criteriosa da potabilidade dos recursos hídricos disponíveis para consumo humano. No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio da norma nº 518, de 25 de março de 2004, estabelece critérios para avaliação da qualidade da água, utilizando parâmetros microbiológicos e físico-químicos. Nesse estudo, objetivou-se verificar a potabilidade da água das Minas denominadas de Unipac e Água Mineral, situadas no perímetro urbano do município de Teófilo Otoni. A partir da análise das amostras coletadas nesses dois pontos nos meses de Julho e Setembro de 2012, foi observada uma contaminação bacteriana, além da inconformidade com as normas vigentes para alguns parâmetros físico-químicos.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/682 Gestão de resíduos sólidos em estabelecimentos de hospedagem: Estudo de caso em São João del Rei - MG 2025-09-05T13:33:02+00:00 Juan Pedro Bretas Roa juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Liliam Midori Ide juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Denílson Alves de Araújo juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Mary de Santana juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Rosana Moraes Rufini juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Ana Maria Silveira Vale Teixeira juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Izabela Pinheiro Alves Felipe Barros juan.roa@ict.ufvjm.edu.br <p>Nos estabelecimentos de hospedagem se observa grande volume de material reciclável seco e por isso foi realizada a quantificação e a integração entre esse setor comercial e a associação de catadores da cidade de São João del Rei, MG. Foi realizado um estudo de caso nos estabelecimentos de hospedagem, verificando o perfil de consumo e o impacto de turistas que visitam a cidade a passeio e viajantes a trabalho. O resíduo gerado pelo visitante a passeio alcança, no horizonte de um ano, mais de 550 kg em massa e 3 m³ em volume, sendo formado principalmente por plástico, enquanto um visitante a trabalho gera 370 kg em massa e menos de 1 m³ em volume, sendo principalmente formado por papel. Esse trabalho apresenta ferramentas para auxiliar no planejamento da gestão de resíduos sólidos dos estabelecimentos de hospedagem e também para a integração de diferentes setores na esferalocal, em especial em cidades de potencial turístico.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/683 Gestão para a sustentabilidade 2025-09-05T13:38:12+00:00 Antonio Genilton Sant´Anna agsantanna@ict.ufvjm.edu.br <p>Este trabalho examina a importância da gestão para a sustentabilidade empresarial e para o desenvolvimento sustentável. Discute, também, os desafios que as instituições de ensino superior enfrentam na formação de gestores e na própria gestão para a sustentabilidade. Assim, especial relevância é dada à questão da educação para a sustentabilidade, especialmente no que concerne à educação superior voltada à formação de gestores. Para atingir tal objetivo buscou-se<br>respaldar o trabalho nas teorias e nas práticas correntes e amplamente aceitas,&nbsp; em<br>como contrapor a estas, outros pontos de vista. Conclui-se que mediar as contradições e encaminhar soluções plausíveis para a questão passa a ser o mais<br>importante papel da gestão e, consequentemente, dos gestores do século XXI.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/684 Hangar da UFVJM no Aeroporto JK em Diamantina - MG - Brasil 2025-09-05T13:49:46+00:00 Mônica Martins Andrade Tolentino mmonica.andrade@ict.ufvjm.edu.br Felipe Crispim Sousa lipecrispim@hotmail.com <p>Este artigo descreve uma proposta de projeto para construção do hangar da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no Aeroporto Juscelino Kubistchek situado na cidade de Diamantina - MG - Brasil. Este projeto tem como diretriz a implantação de laboratórios para o curso do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&amp;T) e Engenharias, visando melhoras na área de ensino, pesquisa e extensão e a possibilidade da implantação do curso de engenharia aeroespacial ou aeronáutica na universidade. São previstas também melhorias para os cidadãos diamantinenses: a possível vinda de novas companhias aéreas aumentaria a concorrência entre as mesmas, baixando os custos das passagens aéreas, gerando empregos e aumentando o turismo na cidade.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/685 Neocorporativismo econômico contemporâneo nas relações laborais da indústria de petróleo e gás 2025-09-05T14:10:53+00:00 Antônio Jorge de Lima Gomes antonio.gomes@ufvjm.edu.br Priscilla dos Santos Gomes priscilla.santos.gomes@gmail.com Jorge Luiz dos Santos Gomes jorge.gomes@cprm.gov.br <p>As relações trabalhistas da indústria de petróleo e gás estão atravessando um<br>processo de transformação global a partir da década de 1980, pautadas num modelo econômico de competitividade. Concomitantemente, as relações laborais contemporâneas vivem uma crise silente no Brasil. Constata-se uma postura neocorporativista mantida sob a ausência do Estado. Subjacente a esta nova lógica organizacional socioeconômica, interesses mútuos apontam a incapacidade de resposta dos modelos tradicionais de suas relações sociais e jurídicas. Faz-se necessário ajustar novas normas econômicas nas atividades de petróleo e gás, sobrepujando o capital selvagem, se contrapondo ao neocorporativismo socioeconômico contemporâneo, visando a garantia dos direitos trabalhistas e sociais.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/686 Novos tempos 2025-09-05T14:14:34+00:00 Marlene Almeida de Ataíde maataide@yahoo.com.br <p>Este artigo visa realizar uma visita à literatura para refletir sobre a Educação a Distancia, modalidade de ensino que se forja na sociedade contemporânea, e envolve modernas tecnologias para abarcar pela via da inclusão os sujeitos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento que não tiveram assegurado o direito de ingressar nos cursos presenciais do ensino superior. Nesta perspectiva, os centros urbanos desenvolvidos estão devidamente aparelhados com recursos tecnológicos para essa modalidade de ensino, porém, ainda contamos com uma significativa parcela da população que não tem acesso às novas tecnologias e são automaticamente excluídas do ingresso num curso superior, pois o desenvolvimento que surge com as novas tecnologias não garante acesso para<br>todos, a exemplo daqueles sujeitos que ainda se encontram em algumas regiões do<br>planeta deixados à própria sorte.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/687 O comprometimento ontológico com o fisicalismo e sua relevância para a naturalização da Psicologia 2025-09-05T14:20:46+00:00 Marcus Vinícius Matos Escobar marcusvinicius.orion@hotmail.com Leonardo Lana de Carvalho leonardolana.carvalho@ufvjm.edu.br <p>Na medida em que se atribui dimensões físicas ao objeto de estudo, o que Skinner frequentemente faz ao comportamento, isso parece suscitar algum comprometimento com uma ontologia fisicalista. Mesmo que este<br>compromentimento com uma realidade externa e independente ao sujeito epistêmico não esteja isento de controvérsias nos propósitos iniciais do Behaviorismo Radical. Uma ciência (ou uma filosofia desta) não pode escapar de se emaranhar a esse gênero de problema uma vez estabelecido esse comprometimento ontológico, ainda que em virtude de interesses práticos. No entanto, essa consequência não precisa ser vista como perniciosa uma vez que facilita a interdisciplinaridade entre a Psicologia e as demais ciências naturais e auxilia a manutenção da objetividade teórico-metodológica. O realismo científico é também de grande relevância para qualquer abordagem que visa bases comportamentais, como a abordagem cognitiva-comportamental.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/688 O Desenvolvimento da Política Nacional de Humanização em Nova Alvorada do Sul – MS – Brasil 2025-09-05T14:23:44+00:00 Dinaci Vieira Marques Ranzi dranzi@uol.com.br Heitor Romero Marques heiroma@ucdb.br <p>Durante o Império até a Republica Velha, as primeiras ações governamentais de saúde eram oferecidas apenas aos principais núcleos urbanos e a algumas doenças epidêmicas que tivesse repercussões no campo econômico. Posterior a essas atitudes governamentais, o movimento sanitarista provoca a criação de um sistema de saúde publico, que atendesse a todos sem distinção forjando a implantação do SUS. Para sua consolidação era necessário pensar outros instrumentos que garantisse a saúde da população, através do “acolher e cuidar”. Assim, foi instituída a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH), em 2003, pelo Ministério da Saúde, e formulada a partir do reconhecimento e sistematização de experiências concretas de estados e municípios que apontam para um “SUS que dá certo”. Humanizar refere-se à possibilidade de uma transformação cultural da gestão e das práticas desenvolvidas nas instituições de saúde, assumindo uma postura ética de respeito ao outro, de acolhimento do desconhecido, de respeito ao usuário entendido como um cidadão e não apenas como um consumidor de serviços de saúde. Diante dessa realidade, Nova Alvorada do Sul se empenhou, criou e desenvolveu estratégias para colocar em prática essa política, desenvolvendo assim vários projetos. A aplicação destes resultou em grande melhora nos serviços prestados. Proporcionou um atendimento qualificado, eficaz e resolutivo para os usuários do Sistema Único de Saúde.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/690 Possibilidades de Avanço 2025-09-05T14:36:06+00:00 Arlete Barbosa dos Reis arlete.reis@ufvjm.edu.br Antônio Carlos Guedes Zappalá antonio.zappala@ufvjm.edu.br Eduardo Gomes Fernandes eduardo.fernandes@ufvjm.edu.br Sidimara Cristina de Souza arlete.reis@ufvjm.edu.br <p>O distrito do Guinda nos dias atuais pode ser considerado como uma região com possibilidades de avanço visto que passou pelo processo de inclusão digital e atualmente segue rumo ao cooperativismo. A inclusão digital foi, para esse estudo, uma excelente ferramenta de trabalho, pois possibilitou à comunidade do Guinda a inserção em vários nichos de conhecimento que pontencializaram seu crescimento intelecto–cultural bem como o acesso aos diversos segmentos e formas de cooperativismo, envolvendo a criação e gerenciamento de cooperativas populares e a formação continuada dos membros da comunidade envoltos no projeto. Tais iniciativas serviram de base para a construção de uma comunidade com melhores condições de vida, pautada na educação responsabilidade social, no apoio mútuo e coletivo, no compromisso ético, na responsabilidade para com as gerações futuras e na formação da pessoa humana para e com o trabalho.&nbsp;</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/691 Práticas de desenvolvimento sustentável na gestão de projetos 2025-09-05T14:40:53+00:00 Juan Pedro Bretas Roa juan.roa@ict.ufvjm.edu.br Izabela Pinheiro Alves Felipe Barros izabelapafbarros@yahoo.com.br <p>O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância de se incorporar à gestão de projetos baseados nas melhores práticas do Project Management BodyofKnowledge (PMBOK), a implantação de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. A importância de tal integração se deve à valorização, que vem ocorrendo de forma crescente no mercado, de empresas que se preocupam com a sustentabilidade, bem como o melhor rendimento econômico<br>das mesmas. Ao final deste trabalho são propostos aspectos do desenvolvimento<br>sustentável que podem ser adotados em cada etapa da gestão de projetos visando à complementação de tais práticas.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/692 Reflexões acerca do sócio-interacionismo no moodle 2025-09-05T14:43:13+00:00 Cláudio Morais de Souza popbaio@yahoo.com.br Renata Andrade de Lima e Souza natadelima@yahoo.com.br Alessandra Falcão Teixeira alessafalcao@hotmail.com <p>Este texto analisa as ferramentas disponibilizadas no Moodle – fóruns de discussão e wiki – verificando de que forma as mesmas contribuem para uma construção partilhada do conhecimento em conformidade com a abordagem de Vigotski. Acredita-se na importância do tema, uma vez que se orienta a uma melhor compreensão do potencial dos instrumentos educacionais apresentados, possibilitando seu uso de maneira mais adequada e promissora, e permitindo, ainda, elementos para uma melhor orientação e avaliação dos alunos por parte do<br>professor.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/693 Suportes Didáticos Virtuais 2025-09-05T14:46:52+00:00 Elayne de Moura Braga elayne.braga@ufvjm.edu.br <p>O presente artigo apresenta parte da tese de Doutorado intitulada “Enseignement-Apprentissage de la Statistique, TICE et Environnement Numerique de Travail - Étude des Effets de Supports Didactiques Numeriques, Mediateurs dans la Conceptualisation en Statistique” (Ensino-Aprendizagem da Estatística, TICE e<br>Ambiente Digital de Trabalho – Estudo dos Efeitos de Suportes Didáticos Digitais,<br>Mediadores na Conceituação em Estatística). Neste artigo serão abordados alguns<br>aspectos sobre ergonomia, sua evolução da clássica para a cognitiva e suas contribuições para a elaboração e uso das Tecnologias Digitais da Informação e da<br>Comunicação (TDIC). Além das descrições dos aspectos ergonômicos da interface,<br>serão apresentados os aspectos do bom mediador da teoria de Feuerstein, fazendose algumas adaptações desta teoria para os suportes didáticos virtuais.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/694 Transgênicos na sala de aula 2025-09-05T14:48:34+00:00 Anete Pedro Lourenço anete.lourenco@ufvjm.edu.br Lucilene Geralda dos Reis reislucilene89@yahoo.com.br <p>Atualmente temas polêmicos relacionados à biotecnologia como os transgênicos passaram a ser discutidos na escola, mas, geralmente os alunos possuem uma ideia que não ultrapassa o senso comum. Devido à importância destes temas para o preparo do cidadão, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento e as opiniões de alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual de Diamantina-MG sobre transgênicos. Além disso, objetivou-se investigar a mudança conceitual e de tomada de decisões após o desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre transgênicos. A partir dos resultados do levantamento de concepções prévias, observou-se a dificuldade dos alunos em conceituar e justificar suas respostas sobre os transgênicos. As atividades práticas despertaram o interesse dos alunos, e propiciaram um melhor entendimento sobre transgênicos, reafirmando o valor de atividades diferenciadas sobre biotecnologias em sala de aula.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025