https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/issue/feedRevista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas2025-10-22T12:09:25+00:00Stênio Cavalier Cabralvozes@ufvjm.edu.brOpen Journal Systems<p align="justify"><span style="display: inline-block; border: none; padding: 0cm;"><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">A </span></span></span></span></span></span></span><em><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;">Revista Científica Vozes dos Vales</span></span></span></span></span></span></em><span style="font-variant: normal;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Georgia, Bitstream Charter, serif;"><span style="letter-spacing: normal;"><span style="font-style: normal;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;"> é um periódico multidisciplinar vinculado à UFVJM, dedicado à divulgação de produções acadêmicas nacionais e internacionais. Publica artigos que contribuem para o avanço do conhecimento educacional, científico, tecnológico e cultural. Com circulação eletrônica, a revista promove o debate acadêmico e oferece suporte a educadores, estudantes e profissionais de diversas áreas.</span></span></span></span></span></span></span></span></p>https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/780Ações afirmativas e permanência no ensino superior: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior em Minas Gerais - Brasil 2025-10-21T18:07:39+00:00Álisson de Almeida Santos alisson.santos02@hotmail.com<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo apresenta uma discussão sobre as ações afirmativas para ingresso no ensino superior e os desafios relacionados à permanência dos alunos na Universidade. Trata-se de uma análise do caso da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizada através de uma pesquisa qualitativa. Observou-se que as políticas de assistência estudantil têm dado maior ênfase ao aspecto financeiro. Apesar da importância do enfrentamento das desigualdades socioeconômicas, o cenário observado aponta para uma necessidade de ampliação dessas políticas</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/781A Educação a Distância no Ensino Superior: perspectivas para a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs 2025-10-21T18:21:19+00:00Neilane de Souza Viananeilane.viana@ufvjm.edu.br<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O objetivo desse artigo é discutir a aprendizagem mediada pela utilização das TDICs no ensino superior, tendo como objeto de enfoque o sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB, que oferece cursos de graduação na modalidade a distância. Para tal é necessário apresentar brevemente algumas abordagens conceituais de Estado, Educação e Políticas públicas, bem como o cenário social. Além disso, convém mencionar algumas teorias de aprendizagem a partir de Piaget e Vygotsky devido ao perpasse pelo processo de interatividade evidenciado na educação a distância através das TDICs. É necessário também apresentar o funcionamento da educação distância, modalidade tal utilizada pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil. </span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/782A política de formação de professores em cursos da modalidade a distância na UFVJM 2025-10-21T18:24:21+00:00Mara Lúcia Ramalhomara.ramalho@ufvjm.edu.brEduardo Gomes Fernandes eduardo.fernandes@ufvjm.edu.brArlete Barbosa dos Reis arlete.reis@ict.ufvjm.edu.brRaquel Arruda mara.ramalho@ufvjm.edu.brCaroline Queiroz Santos mara.ramalho@ufvjm.edu.br<p>No intuito de assegurar a qualidade de ensino, as políticas públicas educacionais vêm se mostrando como solução fundamental intermediada pela educação e o preparo da mão-de-obra qualificada capaz de atender às exigências de competitividade econômica como uma forma de ensino capaz de possibilitar a autoaprendizagem com o uso de recursos didáticos combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação/ informática, hoje conhecida com a modalidade de Educação a Distância. Para tal, o estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica por ser uma importante metodologia para a realização do processo de revisão literária. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo da importância da interação entre a teoria e a prática na formação docente, donde pode-se concluir que a capacidade de reflexão e a interação entre a teoria e a prática são importantes elementos para o desenvolvimento de processos de formação na modalidade a distância na UFVJM.</p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/783Avaliação da qualidade dos serviços prestados numa perspetiva do cliente externo2025-10-21T18:47:43+00:00Leila Maria Chagas Serraeilamaria3@hotmail.comCláudia Sofia Magalhães de Carvalhoclaudiap@uportu.pt<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Esta pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade da prestação de serviço no ensino superior no caso da Universidade Federal do Maranhão do ponto de vista do cliente externo. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia de estudo de caso. A análise dos resultados da pesquisa empírica foi fundamentada no tratamento quantitativo dos dados amostrais. Por meio da utilização da ferramenta SERVPERF foi possível analisar as perceções do cliente externo em relação ao serviço oferecido pela organização de ensino superior. Em termos globais, a maior parte dos respondentes reclamam da falta de infraestruturas, da capacitação dos funcionários, da falta de comunicação interna, da morosidade na obtenção de informação, da falta de clareza e simpatia na prestação dos serviços. São áreas que potenciam a aplicação de medidas de gestão com vista a aumentar a qualidade percebida do serviço. </span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/788A Educação a distância na UFVJM: Estudo de caso sobre a implantação de nova modalidade de ensino2025-10-22T10:23:25+00:00Arlete Barbosa dos Reis arlete.reis@ict.ufvjm.edu.brMara Lúcia Ramalho mara.ramalho@ufvjm.edu.brIone Andriani Costa ione@ufvjm.edu.brRicardo Nogueiraricardo.nogueria@ufvjm.edu.brEduardo Gomes Fernandes eduardo.fernandes@ufvjm.edu.br<p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Um</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">relato</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">estudo</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">caso,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">geralmente</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">consiste</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">em descrever</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">forma </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">analítica</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">o</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">percurso</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">realizado</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">para</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">o</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">alcance</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">determinado</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">objetivo.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Para</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">tanto,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">organização</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">tal</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">relato,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">pressupõe</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">uma</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">breve</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">apresentação</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">das</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">percepções </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">apontadas</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">durante</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">execução</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">do</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">mesmo.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">No</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">presente</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">estudo</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">caso,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">foram </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">apontados</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">três</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">movimentos</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">fundamental</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">importância</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">para</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">compreensão</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">das </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">etapas </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">vivenciadas</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">durante</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">implantação</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">da</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">EaD</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">-</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Educação</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">distância</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">na </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">UFVJM - Universidade</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Federal</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">dos</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Vales</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">do</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Jequitinhonha</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Mucuri,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">no</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">que</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">diz</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">respeito</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">à busca</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">por</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">um</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">referencial</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">teórico</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">capaz</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">fundamentar</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">a</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">ação</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">dos</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">profissionais </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">envolvidos;</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">o</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">momento</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">atual:</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">fruto</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">das</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">constatações</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">teóricas</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">práticas,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">onde foram</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">utilizados</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">princípios</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">pressupostos</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">teóricos,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">preconizados</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">por</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">autores nacionais</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">internacionais</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">documentos</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">disponibilizados</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">pelo</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Ministério</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">da </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Educação,</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">cujas</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">discussões</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">auxiliarão</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">na</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">compreensão</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">objeto</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">de </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">estudo.</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/789Conflitos e ações coletivas nas universidades: elementos teóricos sobre novas formas de militância nas instituições acadêmicas2025-10-22T10:47:20+00:00Julião Gonçalves Amaral iarkhan.ufmg@gmail.com<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este texto tem por objetivo apontar alguns elementos teóricos relativos à expressão do conflito e da emergência de ações coletivas dentro das universidades. Buscamos na literatura elementos conceituais relativos a atuação dos movimentos sociais no Brasil tomando o movimento LGBT como exemplo. Procuramos traçar uma breve trajetória desses movimentos sociais a partir da diversificação das suas formas de atuação e da sua institucionalização. Na medida em que há o aumento do contato entre pesquisadores e organizações dos movimentos sociais há a influência reciproca entre os dois e a universidade se torna um importante ator das redes dos movimentos. <span style="color: #00000a;">Esse contexto possibilita que estudantes se apropriem das demandas dos movimentos sociais e comecem a apontar as mesmas lógicas de exclusão nas instituições acadêmicas. Um exemplo é o GUDDS!, um grupo que surgiu para denunciar situações de homofobia na UFMG</span></span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/790Convívio entre professores em espaços multidisciplinares: um estudo no curso superior de tecnologia em hotelaria2025-10-22T10:51:53+00:00Marcelo Oliveira da Silva Oliveira da Silva moliveiras@gmail.comMaria Inês Corte Vitóriamvitoria@pucrs.br<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação, que versa sobre os espaços multidisciplinares como possibilidade de formação continuada de professores em um curso superior de tecnologia em hotelaria. O objetivo deste estudo é trazer a percepção dos professores sujeitos da pesquisa sobre o convívio entre deles e a possibilidade de formação continuada. Para tanto, abordam-se alguns autores que tratam do tema da educação continuada, em especial aqueles que percebem que há outras possiblidades além dos espaços formais. A pesquisa está qualificada como descritiva, com abordagem qualitativa, e delineada como levantamento em profundidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista. A análise proposta é a de conteúdo. Apresenta-se aqui a análise das respostas das três primeiras perguntas realizadas para compor o <em>corpus </em>de análise da dissertação. </span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/791Federalização: possibilidades passadas e anseios presentes2025-10-22T11:05:07+00:00Patrícia Claudia da Costapatricia.claudia@ufv.br<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">A dimensão histórica e política da federalização de instituições privadas de educação superior é o tema deste artigo, que analisará o recente movimento pela federalização da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, de modo a evidenciar que sua concretização equivaleria ao retorno de uma velha prática utilizada pelo governo federal para aumentar o número de suas instituições, qual seja: federalizar o que já está em funcionamento. A análise versará sobre notícias de jornais impressos e informações veiculadas em <em>sites</em> jornalísticos e de entidades envolvidas no caso, assim como sobre a legislação que regula as universidades federais. Conclui que o pleito alerta para as possibilidades historicamente construídas e politicamente praticadas da relação entre as iniciativas públicas e privadas de oferta de formação em nível superior no Brasil</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/792Lições sobre a Universidade: questões relativas ao ensino e à formação docente no contexto da universidade contemporânea2025-10-22T11:22:57+00:00Adaci A. Oliveira Rosa da Silvaadaci.rs@gmail.comMaria Luísa Liesack de Carvalho Laiatemluisaliesack@gmail.comDaniella Zanellato dani_dimack@yahoo.com.br<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo discute o lugar da formação superior na sociedade moderna, em tempos de democratização do ingresso na universidade pública, especialmente na América Latina. Tem por objetivos avaliar as questões sobre a inclusão discente, a formação docente e as responsabilidades do poder público quanto às políticas de ensino superior. Recupera os conceitos sobre o caráter social do conhecimento; prática docente e a demanda social por ensino de qualidade. Finaliza sob a consideração de que na AL, em sentido controverso, há tentativas de ajuste social, balizadas por políticas públicas de ensino, mas que enfrentam os desafios da evasão escolar; da massificação do ensino e das carreiras; carência de ações para o aprimoramento docente; sob as condições do contexto social fortemente marcado pelo capitalismo reestruturado do final do século XX</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/793O futuro da universidade: como “planejar” políticas públicas numa sociedade do conhecimento?2025-10-22T11:35:37+00:00Egeslaine de Nez e.denez@yahoo.com.br<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O objetivo deste estudo é refletir sobre as políticas públicas para a Educação Superior, a partir da constatação da existência de uma sociedade do conhecimento. Busca-se ampliar análises na construção de uma instituição para “além” desse processo hegemônico. Para isso, é necessário que todos estejam alerta para compreender a realidade contemporânea, por meio de reflexões sobre os elementos constitutivos desse período histórico e sua interferência no papel desempenhado pelas universidades. A relevância científica desta pesquisa bibliográfica sugere que esse esforço de compreensão é social e político; não se trata apenas de considerar as instituições de Educação Superior inseridas na sociedade do conhecimento. Ao contrário, é imprescindível identificar que a política educacional e a universidade brasileira sofrem tensões no desenvolvimento de suas ações, estando a reboque desse movimento</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/794Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária2025-10-22T11:54:21+00:00Flaviana Tavares Vieiraflaviana.tavares@ufvjm.edu.brCarlos Henrique Alexandrinocarlos.alexandrino@ufvjm.edu.brJheniffer Santana dos Santosjenifersantana26@hotmail.com<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo descreve o desenvolvimento do projeto Rádio Ciência na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – entre 2009 e 2013. Trata-se de um projeto de extensão que teve como objetivo a elaboração e veiculação de programas radiofônicos sobre ciência, educação e cultura para o público leigo. Sendo elaborados por acadêmicos e docentes da UFVJM lotados no Campus JK em Diamantina e no Campus Mucuri em Teófilo Otoni, o projeto gerou 535 programas. Estes foram reunidos em 03 volumes de CDs, sendo enviados a todas as 291 escolas estaduais dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Também foram veiculados em rádios AMs, FMs e comunitárias, parceiras na veiculação dos programas. O projeto encerra suas atividades no Campus JK no período em que a universidade consegue a concessão do governo de uma Rádio FM Educativa, cujo espaço físico já se encontra em obras</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/795Reflexiones sobre la influencia de la prospectiva francesa en la planificación universitaria latinoamericana. Una revisión bibliográfica2025-10-22T11:59:40+00:00Marcos Marcos Fernando Ruiz Ruizmruiz@ulima.edu.pe<p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">El estudio del futuro educativo a través de prospectiva, constituye un campo de investigación de alta proyección y no completamente desarrollado en el mundo académico. El presente ensayo, parte de la revisión de veintidós fuentes encontradas que dan cuenta de estudios orientados a la planeación del futuro de alguna dimensión de la educación universitaria a través de prospectiva; y particularmente de la prospectiva francesa y de su influencia en la región latinoamericana. Con este panorama buscamos explorar el grado de sistematización teórica entre dicha prospectiva de tradición francesa y la educación universitaria, y proponer una taxonomía sencilla que permita clasificar las diversas metodologías encontradas en este complejo campo de estudio.</span></span></span></p>2014-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025