Desafios e possibilidades sobre a abordagem da natureza da Serra do Espinhaço Meridional a partir de livros didáticos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7868697Palavras-chave:
Currículo, Educação Básica, Ensino de Ciências, Livro didático, Serra do EspinhaçoResumo
Livros didáticos são o principal suporte utilizado por professores da educação básica e, no entanto, têm conteúdo generalista, incapazes de abordar a diversidade que o Brasil apresenta em termos de biodiversidade, geografia física e cultura. Esta é uma pesquisa documental de abordagem qualitativa que teve como fonte de dados três livros didáticos de Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental adotados em escolas públicas na região da Serra do Espinhaço Meridional, Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi de identificar nos livros conteúdos científicos que oportunizam uma aproximação com o contexto e a história de vida dos alunos quanto à natureza da Serra do Espinhaço. Identificamos e discorremos sobre os conteúdos e elaboramos sugestões para que os professores, ao abordarem os processos e conceitos científicos expostos nos livros, explique-os e exemplifique-os por meio de temas afins à natureza da Serra do Espinhaço. Reconhecemos que este não é um processo isento de desafios, transpô-los, no entanto, é necessário para alcançar uma aprendizagem significativa, uma formação crítica e o efetivo engajamento dos educandos na resolução de problemas socioambientais locais.
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