Estudo da vulnerabilidade socioambiental e percepção de risco dos moradores do Morro dos Piolhos - Ouro Preto-MG

Autores

  • Wilton Reginaldo José de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3966362

Palavras-chave:

risco socioambiental, vulnerabilidade, análise de percepção, Ouro Preto

Resumo

Em Janeiro de 2012, a população residente em uma encosta conhecida como Morro dos Piolhos, localizada no Bairro São Francisco, em Ouro Preto (MG), se viu em grande ameaça de perder suas residências e suas vidas em função de um deslizamento de terras. O evento ganhou notoriedade na mídia com o soterramento da rodoviária da cidade e duas vítimas fatais. Frente ao acontecido a população foi temporariamente removida pela prefeitura. Contudo, ao longo dos primeiros meses de 2012 os residentes voltaram as suas casas e seguiram normalmente com suas rotinas. Diante disso, o presente estudo trás um diagnóstico da situação de risco socioambiental em que se encontram os moradores do Morro dos Piolhos através da análise de três documentos: o Plano Diretor do município (2006), a carta geotécnica e o zoneamento urbano do distrito sede. Frente a constatação técnica do risco, aplicou-se um questionário de percepção que avaliou o quanto a população está consciente de sua situação e quais razões motivam a permanência no local. Os resultados indicam que os entrevistados são vulneráveis aos perigos existentes no local não apenas pelo baixo status socioeconômico, mas também, pela pequena quantidade de informação que circula entre a comunidade.

Referências

ALVES, C. et al. Análise dos Processos de Expansão Urbana e das situações de Vulnerabilidade Socioambiental em escala Intra-urbana. In: Encontro Nacional da ANPPAS, 4., 2008. Brasília, DF. Mudanças Ambientais Globais: A Contribuição da ANPPAS ao debate: Anais. 4 a 6 de Julho de 2008. Brasília: ANPPAS, 2008.

DAGNINO, R.S.; JUNIOR, S.C. Risco ambiental: conceitos e aplicações. Climatologia e Estudos da Paisagem. Rio Claro, v.2, n.2, 2007.

KOBIYAMA, M. et al. Prevenção de desastres naturais: conceitos básicos. Curitiba: Ed. Organic Trading, 2006.

MARANDOLA JR, E.; HOGAN, D. J. Natural hazards: o estudo geográfico dos riscos e perigos. Ambiente & Sociedade. v.7, n. 2, Julho/Dezembro de 2004.

NAVARRO, M. B. M. A.; CARDOSO, T. A. O. Percepção de risco e cognição: reflexão sobre a sociedade de risco. Ciência & Cognição, v. 6,n.1 2005.

OURO PRETO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano. Proposição de Lei Complementar nº 19/06, que estabelece o Plano Diretor do município de Ouro Preto. Ouro Preto, 2006.

OURO PRETO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano. Inventário de Proteção do Acervo Cultural. Ouro Preto, 2012.

SMPDU. SECRETARIA MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO URBANO. Proposição de Lei Complementar nº 19/06, que estabelece o Plano Diretor do município de Ouro Preto. Ouro Preto, 2006.

SOUZA, L. B.; ZANELLA, M. E. Percepção de Riscos Ambientais: Teoria e Aplicações. Fortaleza: Edições UFC. 2010.

ZANIRATO, S. H. Avaliação da vulnerabilidade socioambiental em cidades brasileiras. Um estudo sobre a cidade de Ouro Preto. In: XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, RS. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas: Anais. 25 a 31 de Julho de 2010. Porto Alegre: AGB, 2006.

Downloads

Publicado

06/16/2014

Como Citar

Oliveira, W. R. J. de. (2014). Estudo da vulnerabilidade socioambiental e percepção de risco dos moradores do Morro dos Piolhos - Ouro Preto-MG. evista Espinhaço, 3(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.3966362

Edição

Seção

Artigos