Estágio supervisionado de geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Cláudio Marinho
  • Rafael Straforini
  • Tânia Seneme do Canto

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3956590

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Este estudo aborda uma experiência de desenvolvimento do projeto de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). A pesquisa avalia as estratégias utilizadas no processo de subjetivação da identidade docente na utilização de material didático em diversas mídias, na realização de atividades, na escrita de narrativas e no uso de ferramentas colaborativas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O trabalho tem uma abordagem metodológica etnográfica e netnográfica, caracterizada pela participação dos autores no ambiente físico e virtual do projeto por um período de dois semestres e estruturada com base na coleta de dados diretamente no ambiente virtual. Os resultados indicam que a proposta de estágio aliada a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituiu numa oportunidade de reflexão sobre a identidade docente, visto que a proposta pedagógica buscou articular de maneira mais profícua os saberes acadêmicos aos saberes produzidos na escola a partir do uso de novas estratégias pedagógicas no ciberespaço.

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Publicado

06/04/2017

Como Citar

Marinho, C., Straforini, R., & Canto, T. S. do. (2017). Estágio supervisionado de geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. evista Espinhaço, 6(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.3956590

Edição

Seção

Artigos