Sobre a Revista
A Revista Pensamento e Sociedade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Desenvolvimento Regional - PPGPSDR - da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Campus Mucuri -, possui periodicidade semestral de artigos científicos inéditos, resultados de pesquisas e resenhas no campo do pensamento crítico, com uma perspectiva interdisciplinar.
As publicações da Revista são em Julho e Dezembro, mas com fluxo contínuo para envio dos textos. Assim, Revista adotará como política editorial de suas edições temáticas como eixos organizativos das publicações. Por isto, levando em consideração o fluxo contínuo, os textos aprovados poderão ser publicações em edição futura, caso não se enquadre no debate proposto.
Seus principais eixos temáticos incluem Democracia, Sujeitos Sociais, Direitos Humanos, Temáticas LGBT, Questões Étnico-Raciais, Políticas Sociais, Territorialidades, Desenvolvimento Econômico Nacional e Regionais, Serviço Social, Questão Social, Desenvolvimento Capitalista, Teoria Social, Economia Política e outros temas transversais e suas determinações imediatas. A Revista também publica edições especiais e artigos relevantes, conforme sua política editorial.
Com essa estrutura, a Revista busca contribuir para a difusão do conhecimento científico nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas, produzido por pesquisadores(as) de universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. Dessa forma, a Revista Pensamento e Sociedade se posiciona como um espaço editorial dedicado à promoção do pensamento científico crítico avançado, em sintonia com problemas regionais, nacionais e internacionais. Comprometida com a reflexão crítica sobre a cena contemporânea, a Revista explora aspectos diversos das relações sociais que são fundamentais para a interpretação da realidade social. Constitui-se, portanto, em um espaço de pensamento crítico, plural e da socialização de ideias e científicas, articulado com o contexto brasileiro e internacional, aceitando manuscritos em português, espanhol e inglês.
PERIODICIDADE: Semestral
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Em conformidade com o movimento de Ciência Aberta, esta revista propõe a prática científica colaborativa, compartilhada e pública, adotando o acesso livre e gratuito imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Por isto, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos.
Por "acesso aberto" a este periódico, entendemos sua disponibilização livre na Internet pública, permitindo a qualquer usuário ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou link para os textos completos dos trabalhos aqui publicados, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não as próprias de acesso à mesma. A única restrição sobre a reprodução e distribuição e, o único dever ao copiar este domínio, deve ser o de garantir ao autor a integridade de seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado.
POLÍTICA DE CUSTOS
Esta revista é financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo nenhum tipo de custo para autores, como também, não existem custos para a submissão de manuscritos para a Revista PENSAMENTO E SOCIEDADE.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os textos encaminhados para publicação na Revista, terão a avaliação cega por dois pareceristas colaboradores (double blind peer review), sendo que em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador, assumindo o periódico o dever de garantir anonimato de todo o processo.
Os artigos devem ser originais e inéditos, não sendo aceito artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos. Neste processo poderão ser sugeridas aos autores reformulações ou adaptações às normas editoriais. Os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: aceitar, aceitar com revisão, submeter novamente para avaliação, submeter novamente para outro lugar, rejeitar.
As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, devendo ser indicado na metodologia do texto as informações pertinentes a esta matéria.
O Conselho Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação, não sendo admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final e os casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.
A decisão sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base na política editorial da revista, cabendo ao Editor dirimir dúvidas e impasses e a decisão final sobre a edição, buscando-se durante a análise verificar o rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica, sendo assegurado o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.
As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
POLÍTICA DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E ÉTICA
Aos pesquisadores, autores, editores e pareceristas, além dos preceitos éticos, aplicam-se normas de conduta que derivam da finalidade específica de sua profissão: a construção, divulgação e a apropriação coletiva da ciência. Essas normas definem a integridade ética das atividades científicas e podem ser deduzidas de um princípio fundamental: todo cientista deve exercer sua profissão da maneira mais apropriada para que resulte o avanço e socialização da ciência de forma pública. Nesta direção a Revista XXXX atua nas boas práticas editoriais e divulgação do pensamento científico, em conformidade com os padrões da integridade ética, mantendo os padrões de ética de publicação e tomando todas as medidas possíveis no processo de publicação.
POLÍTICA DE COPYRIGHT
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons