MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E ADOLESCENTES EM CONFLITOS COM A LEI: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NA 2ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SÃO LUÍS (MA)
Resumo
O presente estudo apresenta um relato de experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, realizado na 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís (MA). Tem como objeto central analisar a atuação do Serviço Social no acompanhamento das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei, a partir da experiência de estágio supervisionado na 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís (MA), durante o ano de 2023. Consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e exploratória, cujas análises foram realizadas sob a uz do materialismo histórico dialético de Karl Marx. A discussão dos resultados aborda a configuração da 2ªVIJ de São Luís (MA) em 2023, bem como a atuação do Serviço Social em seu âmbito; relata também as principais atividades, instrumentos técnicos-operativos, desafios e avanços. Em suma, o estudo contribui para a ampliação da compreensão acerca do trabalho do assistente social no campo sociojurídico, especificamente no acompanhamento das medidas socioeducativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensamento e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC BY-NC 4.0