A PRÁTICA EXTENSIONISTA DO PROGRAMA DE APOIO À REFORMA URBANA (PARU) JUNTO À COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITANCUÃ-MIRI DO MUNICÍPIO DO ACARÁ, PARÁ: ASSESSORIA DO SERVIÇO SOCIAL E O FORTALECIMENTO DOS SUJEITOS NO TERRITÓRIO
Resumo
O trabalho apresenta a prática extensionista do Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU) junto à comunidade quilombola de Itancuã-Miri do município do Acará, Pará. Essa prática advém do trabalho de assessoria aos Movimentos Sociais do PARU, programa vinculado à Faculdade de Serviço Social, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. O método de análise teórico-metodológico se fez a partir do materialismo histórico e dialético. Os procedimentos metodológicos utilizados são: pesquisa bibliográfica, documental, e de campo. A pesquisa empírica se fez do acompanhamento dos sujeitos no decurso do curso de informática desenvolvido pela via do projeto “políticas urbanas e ações universitárias na região metropolitana de Belém”, alicerçado no PARU, essa relação contribui com o fortalecimento dos sujeitos no território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensamento e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC BY-NC 4.0