RESISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO POPULAR EM AXIPICÁ-PA:
O acesso a educação na Amazônia
Palavras-chave:
Minorias, Educação, Comunidade Rural/Ribeirinha, Amazônia, BrasilResumo
A questão das condições de acesso à educação em comunidades ribeirinhas da Amazônia, como Axipicá-PA, articula-se com o enfrentamento aos desafios estruturais e conjunturais que perpetuam as desigualdades educacionais. Este estudo, baseado em Matos (2023), busca contribuir para a compreensão das expressões da questão social na educação, a partir da perspectiva do Serviço Social. Os resultados apontam para a importância da articulação entre os movimentos sociais de educação do campo e as políticas públicas para superar as desigualdades educacionais. Além disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem interseccional que considere as especificidades das comunidades ribeirinhas e a luta contra o racismo e a exclusão, contra seu silenciamento e sua condição de minoria oprimida e de população subalternizada, no âmbito de uma sociedade capitalista pautada numa forte interconexão entre os mercados, a intensificação da competição empresarial e a globalização.
Referências
BEHRING, E. Rossetti: Política social e fundamentos e história - São Paulo: Cortez, 2016.
BICALHO, L. In: Práticas Comunitárias Educacionais Brasileiras e suas Territorialidades. Greyssy Kelly Araújo de Souza (org.) 1. Ed. – Brasília: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 2021 – (Série cadernos Flacso; 19).
BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia M. Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro enigma, 2012.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BRANDI, Ana Carolina Dias; CAMARGO, Nilton Marcelo de. Minorias e Grupos Vulneráveis, multiculturalismo e Justiça Social: Compromisso da Constituição Federal de 1988. In: Dirceu Pereira Siqueira e Nilson Tadeu Reis Campos Silva (Orgs). 1. Ed. Birigui-SP: Boreal, 2013.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2004.
CHAVES, L. G. Mendes. Minorias e seu estudo no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 149-168, 1977.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, F.J.; BRANDÃO, E.C. Educação do Campo: Um Olhar Histórico, Uma Realidade Concreta- 2012.
FERRAZ, Ana Targina Rodrigues. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: crise econômica e crise política. Serviço Social & Sociedade, [S.L.], n. 135, p. 346-363, ago. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.182.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1979.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 333-361, 2011.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social na Contemporaneidade. São Paulo, Cortez, 2003.
JACQUES, Moreira; LIMA, Francisco Gilvan. O fenômeno da “chegada urbana” em contraponto ao “êxodo rural”. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu, MG, Brasil – 29 de setembro a 03 de outubro de 2008.
MATOS, Regiane Prata de. As condições de acesso, permanência e escolarização de estudantes da comunidade rural de Axipicá, no município de Oriximiná/PA.2023. 84 f. TCC (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023.
MILLS, C. W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
RUSSELL, Marta. Capitalism and Disability: Selected Writings by Marta Russell. Chicago: Haymarket Books, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, 2002.
SILVA, Charlene Maria Muniz. Mocambo, Caburi e Vila Amazônia no município de Parintins: múltiplas dimensões do rural e do urbano na Amazônia / Charlene Maria Muniz da Silva - Manaus: UFAM, 2009.
SOUZA, Greyssy kelly Araújo de. Práticas Comunitárias Educacionais Brasileiras e suas Territorialidades. In: SOUZA, Greyssy Kelly Araújo de (org.) 1. ed. – Brasília: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 2021 – (Série cadernos Flacso; 19).
SOUZA, Terezinha Ferreira de. Modo de Vida de Migrantes Camponeses e a Construção do Espaço Rural. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Rondônia, 2009.
WIRTH, Louis. The Problem of Minority Groups. In: LINTON, Ralph (org.). The Science of Man in the World Crisis. New York: Columbia University Press, 1945.
WUCHER, G. Minorias: proteção internacional em prol da democracia. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pensamento e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC BY-NC 4.0