RESISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO POPULAR EM AXIPICÁ-PA:

O acesso a educação na Amazônia

Autores

  • Greyssy Kelly Araujo de Souza UNILA
  • Regiane Prata de Matos UFAM
  • Mirla Menezes Silva UNILAB
  • Adelson da Costa Fernando

Palavras-chave:

Minorias, Educação, Comunidade Rural/Ribeirinha, Amazônia, Brasil

Resumo

 A questão das condições de acesso à educação em comunidades ribeirinhas da Amazônia, como Axipicá-PA, articula-se com o enfrentamento aos desafios estruturais e conjunturais que perpetuam as desigualdades educacionais. Este estudo, baseado em Matos (2023), busca contribuir para a compreensão das expressões da questão social na educação, a partir da perspectiva do Serviço Social. Os resultados apontam para a importância da articulação entre os movimentos sociais de educação do campo e as políticas públicas para superar as desigualdades educacionais. Além disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem interseccional que considere as especificidades das comunidades ribeirinhas e a luta contra o racismo e a exclusão, contra seu silenciamento e sua condição de minoria oprimida e de população subalternizada, no âmbito de uma sociedade capitalista pautada numa forte interconexão entre os mercados, a intensificação da competição empresarial e a globalização.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Greyssy Kelly Araujo de Souza, , R. P. de M., Mirla Menezes Silva, & Adelson da Costa Fernando. (2025). RESISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO POPULAR EM AXIPICÁ-PA:: O acesso a educação na Amazônia. evista ensamento ociedade, 1(2), 3–27. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/revista-pensamento-sociedade/article/view/500