Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-10-20. Leia a versão mais recente.

“PENSE MARX":

UMA ANÁLISE REPRESONTOLÓGICA SOBRE REPRESENTATIVIDADE NA ANIMAÇÃO "INVENCÍVEL"

Autores

  • Renat Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lis Yana de Lima Martinez Universidade Federal do Rio Grande
  • Daniel Camurça Correia Universidade de Fortaleza
  • Gelson Vanderlei Weschendelfer Universidade La Salle

Palavras-chave:

Invencível, Representatividade, Represontologia, Laboratório Ficcional

Resumo

O presente estudo pretende delinear e refletir acerca das mudanças na adaptação de um quadrinho para uma série animada, na franquia Invencível, já que a obra original não apresentava, segundo a leitura dos adaptadores, muita diversidade. Realizamos um estudo de represontologia estática de personagens encarnando valores da representação representatividade. O estudo foi qualitativo, pelo laboratório ficcional, e comparou cenas e imagens de personagens que foram modificados na adaptação para a animação.

Biografia do Autor

Renat Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor de História do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM) e dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências da Natureza da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em História e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Letras/Português pelo Claretiano Centro Universitário (Claretiano/BAT). Professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Daniel Camurça Correia, Universidade de Fortaleza

Doutor e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (CNPq/UNIFOR). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (ProfHistória/UFC).

Gelson Vanderlei Weschendelfer, Universidade La Salle

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle). Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. 5. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

______. Rabelais and His World. Trans. H. Iswolsky. Bloomington: Indiana University Press, 1984.

CASTRO JÚNIOR, Alexandre de; SILVA, Bruno Pereira; ALMEIDA, Fábio Sampaio de. E o Naruto, é branco ou japonês? A construção discursiva da branquitude em personagens de mangá por leitores brasileiros. In: AGOSTINHO, Elbert; SILVA, Fernanda Pereira (Orgs.). Branquitude, Representações & Privilégios: estudos sobre a identidade branca nas Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Studio Patinhas, 2024.

DESS, Conrado. Notas sobre o conceito de representatividade. In: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 43, p. 1-30, 2022.

ECLARINAL, Aeron Mer. Criador de Invincible TV defende personagens principais brancos que distorcem a raça: criador de Invincible TV defende personagens principais brancos que distorcem a raça. In: The Direct, 07 de agosto de 2023. Disponível em: < https://thedirect.com/article/invincible-tv-race-bending-characters >. Acesso em: 02 mai. 2025.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

INGLEHART, Ronald. The Silent Revolution: Changing Values and Political Styles Among Western Publics.Princeton: Princeton University Press, 1977.

KIRKMAN, Robert. Invincible: Robert Kirkman on Why the Main Character Is Biracial. In: Comic Book Resources, 31 de abril de 2021. Entrevista concedida a Sam Stone. Disponível em: < https://www.cbr.com/invincible-why-mark-grayson-biracial-superhero/ >. Acesso em: 02 mai. 2025.

KIRKMAN, Robert. Invincible's Robert Kirkman Says This Is 'the Longest Period of Time There Will Ever Be' Between Seasons: The comic book writer also expressed his hopes for AMPTP amid the strike. In: TV Guide, 27 de julho de 2023. Entrevista concedida a Kat Moon. Disponível em: < https://www.tvguide.com/news/invincibles-robert-kirkman-says-this-is-the-longest-period-of-time-there-will-ever-be-between-seasons/ >. Acesso em: 02 mai. 2025.

KIRKMAN, Robert; OTTLEY, Ryan; WALKER, Cory; BLACK, Chris; RACIOPPA, Simon (criadores). Invencível [série animada]. Produção de Robert Kirkman, Ryan Ottley e Cory Walker. Direção geral de Jeff Allen. Estados Unidos: Amazon Prime Video, 2021. 4 temporadas. Baseada na HQ Invincible, de Robert Kirkman, Cory Walker e Ryan Ottley.

KIRKMAN, Robert; WALKER, Cory. Invencível. V. 1. São Paulo: Panini, 2025.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. 2. ed. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LOPES, Ricardo Cortez; MARTINEZ, Lis Yana de Lima. É possível não crer no que existe? Representações de personagens ateus em contextos ficcionais “religados”. In: Revista Tempo Amazônico, v. 12, n. 1, jan.-dez., p. 81-105, 2024.

______. Do secularismo radical à secularização completa no livro 1984, de George Orwell: um laboratório social. In: Revista Brasileira de História das Religiões, v. 15, n. 44, p. 71-98, 2022.

_____. Repræsontologia: fundamentos da ciência das representações. São Paulo: UICLAP, 2024.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

REBLIN, Iuri Andréas. Para o Alto e Avante: uma análise do universo criativo dos super-heróis. Porto Alegre: Asterisco, 2008.

SANTOS, Jorge Luís Rodrigues dos. Branquitude heróica em África: Tarzan e Fantasma como padrões de heróis africanos. In: AGOSTINHO, Elbert; SILVA, Fernanda Pereira (Orgs.). Branquitude, Representações & Privilégios: estudos sobre a identidade branca nas Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Studio Patinhas, 2024.

SAHLINS, Marshall. How "natives" think: about captain Cook, for example. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

SILVA, Guilherme Mariano Martins da. A descentralização do conceito de super-herói paladino e a crise de identidade pós-moderna. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2010.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Versões

Como Citar

Mendes, R., Lopes, R. C., Martinez, L. Y. de L. ., Correia, D. C. ., & Weschendelfer, G. V. . (2025). “PENSE MARX":: UMA ANÁLISE REPRESONTOLÓGICA SOBRE REPRESENTATIVIDADE NA ANIMAÇÃO "INVENCÍVEL". evista ensamento ociedade, 1(1), 5–31. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/revista-pensamento-sociedade/article/view/570