Ciências Cognitivas, modelagem computacional e tecnologias educacionais

Autores

  • Prof. Dr. Leonardo Lana de Carvalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palavras-chave:

Cognição, Tecnologia, Educação, Modelagem computacional

Resumo

As Ciências Cognitivas são um domínio interdisciplinar envolvendo áreas do conhecimento como a Educação, as Ciências Humanas e Sociais e também disciplinas como a Computação, a Psicologia, a Ergonomia, a Filosofia, a Sociologia, etc. Um aspecto recorrente das áreas do conhecimento ao se cognitivarem é o uso da modelagem computacional para a compreensão e explicação de seus fenômenos investigados. Com efeito, a modelagem multiagente conquistou notório espaço em Ciências Humanas e Sociais. Dada a reconhecida importância deste método, visto suas vantagens sobre métodos de modelagem tradicionais, o ensino da modelagem computacional se torna também uma questão pedagógica. Plataformas de modelagem multiagente como NetLogo® e StarLogo® são suportes voltados para o ensino superior e para o ensino fundamental e médio. Como elementos complementares e norteadores da ação educativa, que podem ser aplicados neste contexto, se propõe aqui os princípios da Ergonomia Cognitiva e da teoria da mediação.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Lana de Carvalho, L. (2025). Ciências Cognitivas, modelagem computacional e tecnologias educacionais. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 19. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/630