Programa de utilização das mídias interativas para crianças de 2 a 3 anos de idade
um estudo de viabilidade
DOI:
https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.708Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Aplicativos Móveis, Tablet Digital, Estudos de ViabilidadeResumo
Com o aumento expressivo do uso das mídias digitais na primeira infância, período de acentuada maturação neurobiológica, há necessidade de estudos com boa qualidade metodológica a fim de investigar se há influência da forma do uso das mídias: passiva e ativa no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa verificou a viabilidade de um protocolo de intervenção utilizando mídias interativas para crianças entre 24 e 36 meses, investigando critérios de adequação, estrutura, satisfação e dados de efetividade do programa. As crianças foram randomizadas em dois grupos: Mídias Ativas (jogos educativos) e Mídias Passivas (visualização de desenhos animados), sendo 30 minutos de intervenção, duas vezes/semana, por 4 semanas. As crianças participantes foram avaliadas pré e pós-intervenção quanto ao desenvolvimento, vocabulário receptivo e uso das mídias em casa. Participaram do estudo 22 crianças, e não houve diferença estaticamente significativa quanto ao desenvolvimento pós-intervenção. O tempo de intervenção, o ambiente, e a aplicação de questionário precisaram de alterações. A maioria dos pais relataram satisfação com o programa. Os resultados nortearam melhorias no protocolo de intervenção para a execução de um ensaio clínico randomizado baseado nas mídias interativas, registrado na ClinicalTrials - NCT04831229.
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