Programa de utilização das mídias interativas para crianças de 2 a 3 anos de idade

um estudo de viabilidade

Autores

  • Fisioterapeuta Lóren Beatriz Rocha Antunes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Mestre Lucas Barbosa da Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Fisioterapeuta Evelyn Daynnara Miranda Corrêa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Mestra Mylena Francielle Ribeiro Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Fisioterapeuta Bárbara de Paula Dupim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Profª. Drª. Rosane Luzia de Souza Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Profª. Drª. Juliana Nunes Santos Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.708

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Aplicativos Móveis, Tablet Digital, Estudos de Viabilidade

Resumo

Com o aumento expressivo do uso das mídias digitais na primeira infância, período de acentuada maturação neurobiológica, há necessidade de estudos com boa qualidade metodológica a fim de investigar se há influência da forma do uso das mídias: passiva e ativa no desenvolvimento infantil. Esta pesquisa verificou a viabilidade de um protocolo de intervenção utilizando mídias interativas para crianças entre 24 e 36 meses, investigando critérios de adequação, estrutura, satisfação e dados de efetividade do programa. As crianças foram randomizadas em dois grupos: Mídias Ativas (jogos educativos) e Mídias Passivas (visualização de desenhos animados), sendo 30 minutos de intervenção, duas vezes/semana, por 4 semanas. As crianças participantes foram avaliadas pré e pós-intervenção quanto ao desenvolvimento, vocabulário receptivo e uso das mídias em casa. Participaram do estudo 22 crianças, e não houve diferença estaticamente significativa quanto ao desenvolvimento pós-intervenção. O tempo de intervenção, o ambiente, e a aplicação de questionário precisaram de alterações. A maioria dos pais relataram satisfação com o programa. Os resultados nortearam melhorias no protocolo de intervenção para a execução de um ensaio clínico randomizado baseado nas mídias interativas, registrado na ClinicalTrials - NCT04831229.

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Publicado

01-05-2025

Como Citar

Beatriz Rocha Antunes, L., Barbosa da Costa, L., Daynnara Miranda Corrêa, E., Francielle Ribeiro Lima, M., de Paula Dupim, B., Luzia de Souza Morais, R., & Nunes Santos, J. (2025). Programa de utilização das mídias interativas para crianças de 2 a 3 anos de idade: um estudo de viabilidade. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 12(27), 13. https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.708

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