Participação de crianças com desenvolvimento atípico em projetos de estimulação aquática

uma perspectiva parental

Autores

  • Regina Alves de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Maria Thereza Santos Rocha
  • Prof. Dr. Wellington Fabiano Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Prof.ª Dra. Rosalina Tossige Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Prof.ª Dra. Rosane Luzia de Souza Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.728

Resumo

O desenvolvimento humano refere-se às mudanças físicas, cognitivas e  psicossociais que ocorreram ao longo da vida. A primeira infância é crucial para o  desenvolvimento cerebral e a aquisição de habilidades fundamentais, devido a isso  é de extrema importância acompanhar o desenvolvimento infantil, visando promoção  proteção e detecção precoce de eventuais alterações. “Crianças com  desenvolvimento atípico” podem apresentar atrasos ou dificuldades motoras  significativas, impactando a capacidade de participar em atividades e interagir na  comunidade. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e  Saúde (CIF) conceitua participação como “envolvimento em situações de vida”,  sendo um elemento essencial para o desenvolvimento saudável. As deficiências e  diversos fatores ambientais podem limitar essa participação e essas restrições  podem variar de acordo com as necessidades individuais e as características do  ambiente em que a pessoa está inserida. Este estudo teve como objetivo conhecer a  opinião e a vivência de pais de “crianças com desenvolvimento atípico” sobre a  experiência e participação dentro de um projeto de estimulação aquática. Trata-se  de um estudo qualitativo, descritivo do tipo estudo de caso, realizado com  participantes do “Nada Melhor: estimulação aquática para bebês”, um projeto de  extensão desenvolvido pela UFVJM, na qual oferece uma abordagem gratuita e abrangente por meio da estimulação aquática para bebês. Para a seleção dos  participantes utilizou-se a técnica de “amostragem por variedade de tipo”, seis pais  participaram do estudo respondendo uma entrevista individual e semiestruturada, no  período de janeiro a fevereiro de 2024. Os dados foram analisados por “análise de  conteúdo” e foram identificadas oito categorias: o processo de adaptação e desafios  enfrentados; a interação com outras crianças; facilitadores na participação; como os  outros pais e crianças reagem; envolvimento da criança de forma integrada e  igualitária; impacto no desenvolvimento cognitivo, linguagem e motor; impacto no  comportamento afetivo-social; vínculo afetivo. A partir das percepções dos pais foi  possível detectar benefícios no desenvolvimento global e no vínculo afetivo. Foram  ainda apontados aspectos importantes, como barreiras e facilitadores na  participação destas crianças. 




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Publicado

01-05-2025

Como Citar

Alves de Oliveira, R., Thereza Santos Rocha, M., Fabiano Gomes, W., Tossige Gomes, R., & Luzia de Souza Morais, R. (2025). Participação de crianças com desenvolvimento atípico em projetos de estimulação aquática: uma perspectiva parental. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 12(27), 25. https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.728

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