As ações do Estado brasileiro para a promoção da língua, da literatura e da cultura do Brasil no Paraguai

Autores

  • Prof. Luís Eduardo Wexell Machado Universidad Autónoma de Asunción – Paraguai

Palavras-chave:

Leitorado, Licenciatura em Língua Portuguesa no Paraguai, Integração no Mercosul

Resumo

O texto trata de apresentar um retrospecto panorâmico das ações do Governo brasileiro para a divulgação da língua, da literatura e da cultural do Brasil no Paraguai nas últimas décadas com a intenção de avaliar as ações atuais, principalmente a do Leitorado e a de abertura da Licenciatura em Língua Portuguesa na Universidade Nacional de Assunção e a relação dessas ações com os últimos acontecimentos políticos envolvendo os dois países no âmbito do Mercosul. O texto busca evidenciar os trabalhos do Leitorado e da Licenciatura como participantes de um jogo de forças que definem suas atividades ora como atividades de cunho cultural e educacional e ora como ações políticas; também trata de questionar a suficiência ou não das ações governamentais brasileiras na promoção da língua, da literatura e da cultura do Brasil no Paraguai.

Referências

BHABHA, Homi K. El Local de la Cultura. Buenos Aires: Manatial, 2002.

BLANCO, Luis Fernando. O NOVO ACORDO BRASIL-PARAGUAY E A RENEGOCIAÇÃO DO TRATADO DE ITAIPÚ Enfim um apostura de liderança subregional? 2009. Disponível em www.kas.de/wf/doc/kas_17309-544-5-30.pdf acesso em 15 de setembro de 2013.

CHEDID, Daniele Reiter, Aproximação Brasil-Paraguai: a missão, Dissertação de Mestrado em história, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010: http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-historia/dissertacoes/dissertacao-de-danielereiter-chedid acessado em 10 de agosto de 2013.

CANAGARAJAH, Suresh; SAID, Selim Ben, Linguistic imperialism In: SIMPSON, James (org.) The Routledge Handbook of Applied Linguistics. Londres: Routledge. 2011.

DINIZ, Leandro R. A Política linguística do Estado brasileiro na contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior, Tese de Doutorado em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora:

UFJF, 2005.

MACHADO, Luís Eduardo Wexell, Licenciatura em língua portuguesa no Paraguai: Avanço ou Deslocamento In: PEREIRA, Maria Ceres, Bilinguismo discurso & política linguística, Várzea Grande: De Liz, 2012.

____, A Licenciatura em Língua Portuguesa do Instituto Superior de Línguas – UNA. Salvador: CONSIPLE 2011, 2013, p. 17-23.

NEPOMUCENO, Margarida, Um modernista em ação na América Latina: a trajetória do gravador brasileiro Lívio Abramo no Paraguai: Dossier thématique: Brésil, questions sur le modernisme - Date de mise en ligne : jeudi 24 mars 2011:

http://cral.in2p3.fr/artelogie/spip.php?article86

NYE, Joseph, Soft Power: the means to success in world politics, Nova Yorque:

Public Affairs, 2004.

PHILLIPSON, Robert. Linguistic Imperialism. OXFORD: OXFORD UNIVERSITY PRESS, 1992.

Downloads

Publicado

21-10-2025

Como Citar

Eduardo Wexell Machado , L. (2025). As ações do Estado brasileiro para a promoção da língua, da literatura e da cultura do Brasil no Paraguai. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 2(4), 25. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/743