O Estudo da Demanda Turística de Diamantina e sua Relação com o Marketing de Destinos como Instrumento de Fomento do Turismo Local

Authors

  • Viviane Cristina de Paula Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Keywords:

Demanda turística, Marketing, Diamantina, Planejamento

Abstract

O turismo é uma atividade que está em ampla ascensão e necessita cada vez mais de estudos específicos que atendam a evolução da própria atividade. Ainda, quando alternativa de desenvolvimento para uma localidade necessita de ações de planejamento, para sua correta implantação. Neste contexto, este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apontar a importância do estudo do perfil de demanda turística para o marketing de destinos turísticos, através do monitoramento
das ações de levantamento de dados de demanda do Destino Indutor Diamantina. Foi realizado o estudo do referencial teórico acerca da demanda turística e a respeito do marketing de destinos. Este trabalho ainda analisou a luz da teoria, as pesquisas previamente realizadas pelas instituições voltadas para o turismo da cidade. Caracterizando-se como um trabalho de pesquisa bibliográfica e documental. Entre as pesquisas analisadas, a pesquisa do “Perfil da demanda turística real de Diamantina e Região”, realizada pelo departamento de turismo da UFVJM oportunizou, a partir dos estudos teóricos, a descoberta da utilização do método de pesquisa denominado segmentação a priori. Pode-se destacar que a cidade de Diamantina é um destino turístico com potencial, no entanto perante o amplo referencial teórico estudado, contatou-se que a cidade necessita utilizar estratégias de marketing que fomentem o turismo local.

Published

2025-08-29

How to Cite

Cristina de Paula, V. (2025). O Estudo da Demanda Turística de Diamantina e sua Relação com o Marketing de Destinos como Instrumento de Fomento do Turismo Local . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(1), 22. etrieved from https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/601