Língua Portuguesa em Timor - Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem
Keywords:
Portuguese, Timor - Leste, Education, Beliefs about Language LearningAbstract
This Article presents some current aspects of educational reality of Timor - Leste , specifically, in relation to the Portuguese Language and also to understand the difficulties encountered regarding the teaching and learning of this language.In addition, we intend to analyze some beliefs of Timorese students related to learning and use of English. Aiming to these goals will be reported an experience in teaching of Portuguese Language experienced by authors in lands East Timorese, in the year of 2012. Considering the research carried out, the results point to the importance of a language policy that should prepare for big challenges in educational terms.
References
ALMEIDA, N. C. Língua Portuguesa em Timor - Leste: ensino e cidadania. Direção Grosso, Maria José. Lisboa: Lidel, 2011.
BARATA, M. C. C. M. Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo de caso a partir das metáforas no discurso de professores em formação. (Tese de doutorado em Linguística Aplicada). Belo Horizonte, UFMG, 2006.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de Pesquisa das Crenças sobre Aprendizagem de Línguas: Estado da Arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.1, n.1, p. 71-92, 2001.
BARCELOS, A.M.F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v.7, n.1, p.123-156, 2004.
BARCELOS, A.M.F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.
BARCELOS, A.M.F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v.9, n.2, p. 145-175, jul./dez. 2006.
DIRECÇÃO GERAL DE ESTATÍSTICA. 2010 Census Summary English. Timor -
Leste, 2010. Disponível em: <http://dne.mof.gov.tl/>. Acesso em: 20 ago. 2013.
GOVERNO DE TIMOR - LESTE. Timor - Leste: sobre. Disponível em: ˂http://Timor - Leste.gov.tl/?p=547&lang=pt˃. Acesso em: 20 ago. 2013.
HULL, G. Timór-Lorosa’e: Identidade, Lian no Potítika Edukasionál/ Timor - Leste: Identidade, Língua e Política Educacional. Instituto Camões, 2001.
LOPES, C. R. A Avaliação no Ensino Comunicativo de Língua Inglesa: uma análise de testes escritos. (Dissertação de Mestrado). Goiânia: Faculdade de Letras da UFG, 2002.
MATENCIO, M. L. M. Atividades de (RE) textualização em práticas acadêmicas: Um estudo do resumo e da resenha. Scripta, Belo Horizonte, v.6, n.11, p.109-122, 2º sem. 2002.
MESQUITA, A. A. F. Crenças e práticas de avaliação no processo interativo e na mediação de um par no Tandem a distância: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado). São José do Rio Preto: 2008.
PERINA, A. A. As crenças dos professores de inglês em relação ao computador: coletando subsídios. (Dissertação de Mestrado em Linguística). São Paulo: PUC, 2003.
RUAK, T. M. A importância da língua portuguesa na resistência contra a ocupação indonésia. Revista de Letras e Culturas Lusófonas: Timor Lorosa’e. Edição especial. Número 14, p. 40-41, jul./set. 2001.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (inglês). Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: SP, 2005.
SILVA, S. V. Crenças relacionadas à correção de erros: um estudo realizado com dois professores de escola pública e seus alunos. (Dissertação de Mestrado em Letras e Linguística). Goiás: UFG, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





