Rítmica Dalcroze e a formação de crianças musicistas

uma experiência no Conservatório Lobo de Mesquita

Autores/as

  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Palabras clave:

Rítmica Dalcroze, Pedagogia musica, Corpo e Linguagem

Resumen

O propósito deste artigo é apresentar os fundamentos estéticos e pedagógicos que norteiam o projeto intitulado “Rítmica Dalcroze e a formação de crianças musicistas”, contemplado com a bolsa PIBEX (PROEXC - UFVJM), e desenvolvido em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita (Diamantina, MG). A Rítmica é um sistema de educação musical concebido por Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) que revolucionou a prática pedagógica não apenas na música como também no teatro, na dança e na ginástica. A Rítmica é um sistema de educação musical que integra ritmo musical e expressividade do corpo, uma espécie de solfejo corporal destinado a despertar o sentido rítmico-muscular, fundamento da arte musical.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Rafael Madureira, J. (2025). Rítmica Dalcroze e a formação de crianças musicistas: uma experiência no Conservatório Lobo de Mesquita. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 1(2), 12. ecuperado a partir de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/662