Promoção de saúde na Moradia Estudantil Universitária

uma abordagem educativa e diagnóstica

Autores/as

  • Ester Thomaz Pratte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Camille Emanuelle Ramos Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Ciro Octávio de Souza Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Clara Soares Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Euza Mara Rocha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Ian Lucas de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Júlia Freitas Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Larissa Caroline Cunha de Souza Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Ricardo Lopes Martins Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
  • Stella Rodrigues Mendes
  • Tatiana lmeida de Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.735

Resumen

Sexually transmitted infections (STIs) remain a global health issue, particularly in vulnerable populations, which leads to increased attention on the sexual health of young people. This intervention study was conducted by students from the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM) at the UFVJM University Student Housing (MEU). The objective was to prevent STIs among university students. The action, with a quantitative and descriptive approach, included lectures, informational booklets, pre- and post-intervention questionnaires, anthropometric data collection, and rapid testing. Of the 288 students in the MEU, 40 (13.8%) participated in the project. A higher female participation rate (63.4%) was observed compared to men (16.6%), reflecting greater awareness of health issues among women. Most participants (85.0%) were aged between 18 and 24. Rapid tests for HIV, syphilis, and hepatitis showed 100% negative results, yet the study highlighted the need for greater male engagement and social attention to men's health and the LGBTQIA+ population. Regarding the questionnaire responses, there was a significant impact on the participants' knowledge about whether they had an STI, with a 27.8% increase in negative responses after the project. Revista Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – Nº 27 – Ano XIII – 05/2025 – UFVJM – QUALIS/CAPES B1 – LATINDEX – ISSN: 2238-6424 – www.ufvjm.edu.br/vozes Furthermore, there was an 11.1% increase in participants who correctly answered questions about the practice of withdrawal. The action reinforces the importance of educational and preventive strategies focused on sexual health among university students.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTÁGIOS. Estatísticas: O perfil do universitário brasileiro. Disponível em:

https://abres.org.br/estatisticas/#:~:text=O%20Censo%202021%20aponta%20tend%C3%AAncia s,noturno%20(2.872.740. Acesso em: 08 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Nota técnica: Estado nutricional dos usuários da atenção básica. Brasília/DF: 2004. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/SISVAN/CNV/notas_sisvan.html. Acesso em: 24 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_diagnostico_infeccao_hiv.pdf. Acesso em: 11 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico: Hepatites Virais. Brasília, 2018. Disponível em: https://qualitr.paginas.ufsc.br/files/2018/08/manual_tecnico_hepatites_08_2018_web.pdf. Acesso em: 28 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para o diagnóstico da sífilis. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sifilis/publicacoes/manual-tecnico-para -o-diagnostico-da-sifilis.pdf. Acesso em: 11 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Atenção Integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília/DF, 2022. Disponível em:

https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/pcdts/2022/ist/pcdt-ist-2022_isbn-1.pdf/view. Acesso em: 18 out. 2024.

COSTA, A. B.; ALMEIDA, R. M. Saúde sexual e reprodutiva: uma abordagem multidisciplinar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. Disponível em:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf. Acesso em: 23 out. 2024.

FONTE, V. R. F. et al. Jovens universitários e o conhecimento acerca das infecções sexualmente transmissíveis. Escola Anna Nery, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ean/a/5HqmrYZPWj4yPFnPts9mSsH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 set. 2024.

FLETCHER, G. S. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 6th ed. Porto Alegre: ArtMed, 2021. p.6. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558820161/. Acesso em: 14 out. 2024.

GUAN, M. Sexual and reproductive health knowledge, sexual attitudes, and sexual behaviour of university students: Findings of a Beijing-Based Survey in 2010-2011. Archives of Public Health, v. 79, n. 1, 2021. Disponível em:

https://archpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13690-021-00739-5. Acesso em: 10 out. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf.

JAHANFAR, S.; ABEDI, P.; SIAHKAL, S. F. Sexual Behavior Prevalence and Its Predictors Among Students in an American University. Sexuality & Culture, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12119-021-09816-x. Acesso em: 12 out. 2024.

LESIŃSKA-SAWICKA, M.; PISAREK, E.; NAGÓRSKA, M. The Health Behaviours of Students from Selected Countries—A Comparative Study. Nursing Reports, v. 11, n. 2, p. 404–417, 31 maio 2021. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8608115/. Acesso em: 10 out. 2024.

MISKOLCI, R. et al. Desafios da saúde da população LGBTI+ no Brasil: uma análise do cenário por triangulação de métodos. Ciência e Saúde coletiva, v. 27, n 10, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320222710.06602022. Acesso em: 09 out. 2024.

ORLANDI, L. E.; RODRIGUES, A.; GARCIA, N. G. Avaliação do conhecimento de jovens universitários quanto às infecções sexualmente transmissíveis. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e31210918077, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18077. Acesso em: 09 out. 2024.

RAMOS, M. M.; PASSOS, G. F.; LESSA, A. L.; CERQUEIRA-SANTOS, E. Atitudes frente ao uso inconsistente de preservativo: proposição de uma escala. Revista Sul-Americana de Psicologia, v. 9, n. 2, p. 9-35, 2021. Disponível em:

https://ediciones.ucsh.cl/index.php/RSAP/article/view/2986. Acesso em: 28 set. 2024.

SILVA, E. S.; BELLAVER, E. H.; ZANCANARO, V. Educação em saúde: testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis em voluntários adultos que frequentam uma universidade no meio oeste de Santa Catarina. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 40392-40406, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-480. Acesso em: 12 out. 2024

SOLOMOU, S. et al. A systematic review of the association of diet quality with the mental health of university students: implications in health education practice. Health Education Research, v. 38, n. 1, 28 nov. 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36441584. Acesso em: 10 out. 2024.

SPÍNDOLA, T. et al. Conhecimento e práticas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis entre homens jovens universitários. Revista de Enfermagem da UFSM, Rio de Janeiro. v.13, e56, p.1-20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179769284817. Acesso em: 13 out. 2024.

SPÍNDOLA , O. C.; SANTANA R., et al. Práticas Sexuais, Conhecimento e Comportamento dos Universitários em Relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Rev Fund Care Online. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1135-1141. Acesso em: 13 out. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Conselho Universitário. RESOLUÇÃO Nº. 13, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016. Aprova a criação do Regimento Interno da Moradia Estudantil Universitária (MEU), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFVJM. Disponível em:

http://www.ufvjm.edu.br/proace/pae/doc_view/729--regimento-interno-da-moradia-estudantil.ht ml. Acesso em: 12 set. 2024.

ZONTA, G. A.; ZANELLA, A. V. Sentidos da vivência universitária para estudantes com mais de 40 anos. Psicologia em Estudo, v. 27, 2022. Disponível em:

https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.48550. Acesso em: 09 out. 2024

Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Thomaz Pratte, E., Emanuelle Ramos Silva, C., Octávio de Souza Fernandes, C., Soares Pereira, C., Mara Rocha, E., Lucas de Oliveira, I., Freitas Lopes, J., Caroline Cunha de Souza, L., Lopes Martins, R., Rodrigues Mendes, S., & lmeida de Magalhães, T. (2025). Promoção de saúde na Moradia Estudantil Universitária: uma abordagem educativa e diagnóstica. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 12(27), 23. https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.735