O achamento de Portugal: implicações entre lusofonia e lusotropicalismo na poesia
Palabras clave:
Poesia brasileira contemporânea, Lusofonia. LusotropicalismoResumen
A antologia poética O achamento de Portugal, editada em 2005, na cidade de Belo Horizonte, com o apoio do consulado português naquela cidade, reúne textos de diversos poetas mineiros contemporâneos, ao lado dos quais foi inserido apenas um poema pertencente a autor lusitano. Essa obra consiste em um interessante documento acerca das relações culturais entre Brasil e Portugal na contemporaneidade, em especial no que diz respeito à construção do imaginário comum que define a ideia de lusofonia. Neste trabalho, são concebidas em análise as possíveis implicações do controverso conceito de lusotropicalismo, atribuído a Gilberto Freyre, em algumas das vozes poéticas e/ou políticas apresentadas nesse projeto lusófono, além de serem ressaltados, não obstante, o caráter crítico e a postura de resistência da poesia em relação a tal projeto, em boa parte dos textos publicados no livro.
Citas
BAPTISTA, Maria Manuel. O conceito de lusofonia em Eduardo Lourenço: para além do multiculturalismo “pós-humanista”. Comunicação apresentada ao III Seminário Internacional “Lusografias”, promovido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Évora, Évora, 8 a 11 de novembro de 2000.
CASTELO, Cláudia. Evolução da política colonial do Estado Novo. In: ___. O modo português de estar no mundo: o luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961). Porto: Edições Afrontamento, 1999, p. 45 – 67.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 20. ed. Rio de Janeiro/Brasília, Livraria José Olympio, Editora INL-MEC, 1980.
______ O luso e o trópico. Sugestões em torno dos métodos portugueses de integração de povos autóctones e de culturas diferentes da europeia num complexo novo de civilização: o lusotropical. São Paulo: Editora É, 2010
GEFFRAY, Christian. Le lusotropricalisme comme discours de l‟amour dans La servitude. In: Lusotopie. 1997, p. 361-372.
LEONARD, Yves. Salazarisme et lusotropicalisme, histoire d‟une appropriation. In: Lusotopie. 1997, p. 211-226.
LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MEDEIROS, Paula Cristina Pacheco. Lusofonia: discursos e representações. In: O cabo dos trabalhos: Revista eletrônica dos Programas de Mestrado e Doutoramento do CES / FEUC / FLUC, n. 1, 2006.
SILVA, Wilmar (Org.). O achamento de Portugal. Belo Horizonte: Anome Livros, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).





