Gustavo Romanov Salvini e as primeiras preocupações com a adaptabilidade da Língua Portuguesa ao Canto lírico: Breve périplo pela História da Ópera em Portugal do séc. XVIII ao séc. XIX

Autores/as

  • Tânia Sofia Gomes Valente Universidade de Évora

Palabras clave:

Salvini, Música portuguesa, Ópera, Modinha

Resumen

Esta investigação partiu de um preconceito, generalizado entre a comunidade de cantores líricos, portugueses e estrangeiros, de que o português é uma língua difícil de cantar. Resolvemos tentar perceber de onde vinha este preconceito e se ele faria algum sentido em termos científicos. O ponto de partida e fio condutor para esta investigação foi Gustavo Romanov Salvini, um professor de canto do séc. XIX, pioneiro na preocupação com a questão do canto na Língua Portuguesa, numa época em que cantar ópera em italiano era uma prática quase instituída. Ao analisarmos o desenvolvimento do repertório vocal português até à publicação do “Romanceiro” de Salvini, podemos concluir que a origem do preconceito não estará provavelmente nas características fonéticas da língua portuguesa, tão bela para cantar o Fado, mas em fatores culturais e históricos.

Citas

Revista dos Espectáculos, n.º 6, 1º vol., pp. 42-43, 01/08/1850.

Revista Popular, n.º 8, vol. IV, p. 74, 02/1851.

Baptista, António Manuel, A primeira idade da ciência : a ciência no século XIX e tempo de D. Carlos I (1863-1908), 1ªed, Lisboa: Gradiva, 1996.

Benevides, Francisco da Fonseca, O Real Teatro de S. Carlos de Lisboa. Lisboa:

Castro Irmão & Ricardo de Sousa Sales, Vol. I/1883, Vol. II/1902.

Borba, Tomás & Lopes-Graça, Fernando, Dicionário de Música. Lisboa: Cosmos, 1956; 2ª ed./Lisboa: Mário Figueirinhas Editor, 1996, 2 vol.

Branco, João de Freitas, História da Música Portuguesa, Lisboa: Edições EuropaAmérica, 1959.

Brito, Manuel Carlos; Cymbron, Luísa, História da Música Portuguesa, Lisboa : Universidade Aberta, 1992.

Brito, Manuel Carlos; Cranmer, David, Crónicas da vida musical portuguesa na 1ªmetade do século XIX, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1990

Brito, Manuel Carlos, Opera in Portugal in the 18th Century: Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Câmara, José Manuel Bettencourt da, O essencial sobre a música portuguesa para canto e piano, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1999

Câmara Júnior, Joaquim Mattoso, História e estrutura da língua portuguesa , Rio de Janeiro: Padrão,1976.

Carvalho, Mário Vieira de, Pensar é Morrer ou o Teatro de São Carlos na mudança dos sistemas sociocomunicativos desde o séc. XVII aos nossos dias, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, Abril de 1992.

Colombat d’Isére, Marc, Du bégaiement et de tous les autres vices de la parole :

traités par de nouvelles méthodes, Paris : Mansut Fils editeur, 1831

Colombat d’Isére, Marc, Traité médico-chirurgical des maladies des organes de la voix, ou recherches théoriques et pratiques sur la physiologie, la pathologie, la thérapeutique et l'hygiène de l'appareil vocal, Paris : Mansut fils, 1834.

Cruz, Manuel Ivo, O essencial sobre A ÓPERA EM PORTUGAL, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, Maio de 2008.

Cymbron, Luisa, Olhares sobre a música em Portugal no séc. XIX: Ópera, virtuosismo e música doméstica, Lisboa: Edições Colibri, 2013.

Daciano, Bertino, A língua portuguesa e a música e a música na sua relação filológica: com uma análise à fonética da língua portuguesa, Famalicão: Minerva, 1928.

Daciano, Bertino, Bibliografia de Gustavo Romanoff Ruzitschka (G. R. Salvini) (1825-1894), Lisboa: Serenata da Arte Musical, 30 de Agosto de 1933.

Garcia, Manuel Patricio Rodriguez, Hints on Singing, (translated by Beata Garcia), New York, E. Shuberth & Co., 1894.

Garcia, Manuel Patricio Rodriguez, Nouveau traité sommaire de l'art du chant, Mayence : Fils de B. Schott (entre 1870 e 1890).

Garrett, João Baptista de Almeida, Romanceiro, vol.1, Lisboa: Editorial Estampa, 1983.

Henriques, Bruno, Teatro Dom Fernando, um teatro de curto prazo, Tese de mestrado em Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014.

Lopes-Graça, Fernando , “Mexendo numa Antigualha Musical”, A música portuguesa e os seus problemas II, Compilação de escritos publicados em várias revistas e jornais entre 1944 e 1957., Lisboa, Edição do Autor, 1959, reeditado na coleção Obras literárias, com o n.º 7, Caminho, 1989.

Magalhães, Paula, Os dias Alegres do ginásio: memórias de um teatro de comédia, Tese de mestrado em Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008.

Morais, Manuel, Modinhas, lunduns e cançonetas [ Música impressa] : com acompanhamento de viola e guitarra inglesa : séculos XVIII - XIX, prefácio de Rui Vieira Nery, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, imp. 2000.

Nery, Rui Vieira, Castro, Paulo Ferreira de, História da Música Portuguesa, Lisboa : comissariado para a Europália 91 : Imp. Nac. Casa da Moeda, 1991.

Nery, Rui Vieira, Os sons da República, manuscrito, 2012.

Proença a Velha, 2ª Condessa de, Eccos do passado, Lisboa: A. Editora, 1904.

Queirós, Eça; Ortigão, Ramalho, As Farpas , volume I, São João do Estoril: Principia ed., Outubro de 2004.

Queirós, Eça, Os Maias, Lisboa: Livros do Brasil, 2011.

Queirós, Eça, A Tragédia da Rua das Flores, edição ilustrada, Lisboa: Edições Branco e Negro, 1980.

Resende, Garcia de, Cancioneiro Geral, Tomo 1, Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1973

Salvini, G.R., Cancioneiro musical portuguez : Quarenta melodias na lingua portugueza com acompanhamento de piano : Letra dos principaes poetas portuguezes, Lisboa : David Corazzi, 1866 (1ª ed.) Leipzig : Imp. Breitkopf e Hartel, ,2ªed,1884.

Salvini, G.R, As minhas lições de canto : notas ao "Vaccai" : para uso dos portugueses, Porto : Edição dos Herdeiros do autor, 1931.

Saraiva, José Hermano (direcção), História de Portugal; 1640 – Actualidade, Lisboa: Publicações Alfa, 1983.

Sousa, Cruz e (pseudónimo compilador), A arte do bel-canto: escola italiana, Castelo-Branco, [s.n., D.L. 1960]

Vaccai, Nicola; Metodo pratico di canto, Milano : Ricordi, cop. 1990.

Vennard, William, Singing – The mechanism and technic, New York: Carl Fisher, 1967.

Vários, Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa e Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., volumes 7 e 26, 1945

Vários, História da Literatura Portuguesa, volumes I e IV, artigos “O Romanceiro tradicional: uma Idade Média para os nossos dias” e “Eça de Queirós” (João Soares Carvalho), Lisboa: Publicações Alfa, 2001.

Vários, Portugal Contemporâneo, volume 2, artigo “Sob o signo de ópera Italiana” (Mário Vieira de Carvalho), Lisboa: Círculo de Leitores, s.d.

Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca Digital, Disponível em http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

Bases de Dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de

Lisboa: , disponível em CET-base e CET-http online, http://www.tmp.letras.ulisboa.pt/cet

Publicado

2014-10-01

Cómo citar

Sofia Gomes Valente, T. (2014). Gustavo Romanov Salvini e as primeiras preocupações com a adaptabilidade da Língua Portuguesa ao Canto lírico: Breve périplo pela História da Ópera em Portugal do séc. XVIII ao séc. XIX . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(6), 36. ecuperado a partir de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/835