Um breve apanhado da técnica de imersão na história da cinematografia

Autores/as

  • Natália Aly Universidade Católica de São Paulo - PUC/

Palabras clave:

cinema experimental, imersão, vanguarda, tecnologia

Resumen

O presente artigo tem por intuito localizar na história técnica da cinematografia os avanços tecnológicos voltados a busca pela imersão. Tendo em vista que o cinema e suas experimentações se deram fortemente nos movimentos de vanguarda, foi através deste período de investigação da imagem cinematográfica que se gerou uma raiz experimental notável até os dias de hoje.Mesmo fora do circuito comercial do grande cinema, atualmente é perceptível a influência de tal período em obras e pesquisas contemporâneas. Ao desenvolver uma expansão da cinematografia tecnológica para fora dos moldes do cinema clássico e mais precisamente no contexto das ferramentas digitais, são criados de ambientes sensoriais e imersivos claramente enraizado no âmbito experimental e inevitavelmente intrincados a descobertas científicas.

Citas

ALBUQUERQUE, Inês e OLIVEIRA, Rosa. Internet como espaço de criação artística. Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte de Portugal, 2011.

ARNHEIM, Rudolf. A Arte do Cinema. Lisboa: Edições 70, 1989.

CARRILHO, Raquel. Apresentação de obras: convencional vs. desconforme – Imersão Inerente. 2011. Disponível em: http://migre.me/lxHMJ

DOMINGUES, Diana. Realidade virtual e a imersão em CAVEs. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS. Caxias do Sul, 2004, pp. 35-50.

Disponível em: http://migre.me/lxHPv

EISENSTEIN, Sergei. Writings, 1934-1947: Sergei Eisenstein Selected Works. Nova York: I. B. Tauris, 2010.

GRAU, Oliver. Virtual art: from illusion to immersion. Massachusetts: The MIT Press, 2003.

Disponível em: http://migre.me/lxHT0

JALKANEN, Janne. Building a spatially immersive display: HUTCAVE. Dissertação de Mestrado apresentado à Helsinki University of Technology Department of Computer Science, Supervisor Tapio Takala: 2000.

Disponivel em: eve.hut.fi/thesis_janne.pdf

JONES, Stephen. Towards a philosophy of virtual reality: issues implicit in consciousness reframed. Leonardo: MIT Press, 2000.

KULPAS, Sérgio. Da ilusão a imersão. 2007. Disponível em: http://migre.me/lxHWu

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Editora Unesp, 2003

SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: PAULUS, 2003.

SUTHERLAND, Ivan. The Ultimate Display. EUA: 1965 Disponível em: http://migre.me/lxI4U

______. A HEAD-MOUNTED THREE-DIMENSIONAL DISPLAY. Proceedings of the AFIPS Fall Joint Computer Conference. Washington: Thompson Book, 1968, pp.757-764. Disponível em: http://migre.me/lxI6I

Publicado

2014-10-01

Cómo citar

Aly, N. (2014). Um breve apanhado da técnica de imersão na história da cinematografia. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(6), 16. ecuperado a partir de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/915