Geografia e futebol
o ensino das categorias geográficas por meio do espaço futebolístico
DOI:
https://doi.org/10.70597/vozes.v12i27.709Palavras-chave:
Geografia, Categorias Geográficas, FutebolResumo
O objetivo deste trabalho é discutir a utilização do futebol como ferramenta de ensino das categorias de análise da Geografia, buscando estabelecer uma relação entre este esporte e a ciência geográfica. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, pautada em autores como Corrêa (2000); Cavalcanti (2005); Lopes (2012); Holgado e Tonini (2014); Antunes (2014); Andreis e Callai (2019); Serpa (2020), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais; a partir dos descritores: geografia, categorias geográficas, esporte, futebol, etc. Considera-se que, há relações entre o futebol e a ciência geográfica e todas suas categorias de análise (Espaço, Paisagem, Território, Região e Lugar). Mas, as emoções, experiências, vínculos e laços construídos ao longo dos anos no contexto futebolístico fazem da categoria Lugar a mais visível nos espaços esportivos, não apenas nos estádios, mas nos bares, nas quadras, nas reuniões familiares, etc. O futebol é um espaço rico e fértil, por isso demonstra diversas geograficidades e possibilidades de uso no contexto da sala de aula, seja por meio de trabalhos/pesquisas de campo; visitas técnicas; construção de representações cartográficas; análises documentais e temporais, dentre outras.
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