Umbandistas e capoeiras: em busca do Axé em Portugal

Autores

  • Ricardo Nascimento Centro em Rede de Investigação em Antropologia

Palavras-chave:

Capoeira, Umbanda, Estilo de vida, Identidade nacional

Resumo

A capoeira, assim como a Umbanda, faz parte de um conjunto de práticas consideradas símbolos de afro-brasilidade, que nas últimas décadas têm obtido alcance transnacional, sendo a Umbanda uma religião e a capoeira uma prática marcial, misto de luta e dança. Este artigo tem com objetivo discutir como o envolvimento simultâneo de portugueses na capoeira e na Umbanda, ou seja, esportivo e religioso, complementa a busca por um estilo de vida saudável e holístico que envolve o bem-estar físico e espiritual, e como a participação em uma destas atividades contribui para legitimar o engajamento na outra. Pretende-se investigar ainda até que ponto as formas de pertencimento ligadas à identidade nacional lusa e as suas ligações ao Atlântico Negro lusófono servem de mote para aliar-se às práticas culturais e religiosas afro-brasileiras. Por fim, será interessante questionar como práticas seculares, como a capoeira, se relacionam com práticas religiosas e como uma serve-se da outra numa relação de complementaridade

Referências

ASSUNÇÃO, Matthias Rohrig. The history of na afro-brazilian marital art. London and New York: Routledge, 2005.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. Contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1971.

BRITO, Diolino Pereira. A capoeira de braços para o ar: Um estudo da capoeira Gospel no ABC paulista. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2007.

CAPONE, Stefania. A busca da África no candomblé. Tradição e poder no Brasil. Rio de janeiro: Editora Pallas, 2004.

CALAINHO, Daniela Buono. Metrópole das mandingas: religiosidade negara e inquisição portuguesa no antigo regime. Rio de Janeiro: Garamond universitária, 2008.

GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. Oeiras: Celta editora, 1992.

GRIFFITH, Lauren Miller (2010). Capoeira pilgrims: negotiation, legitimacy in foreigner field. Tese (Doutorado em Antropologia), Universidade de Indiana, Indiana, Estados Unidos, 2010.

HANNERZ, Ulf. Transnational connections: culture, people end place. Londom: Routledge, 1996.

JENNINGS, George; BROWN, David; SPARKERS, Andrew. It can be a religion if you want: Win Chun Kung Fu as a secular religion. Ethnografy. 11(4). p.533-557, Sage, 2010.

NASCIMENTO, Ricardo. Das maltas às tribos: percursos e estratégias identitárias dos grupos de capoeira em Portugal. Dissertação (Mestrado em 2010), Universidade do Minho, Braga, 2010

LEWIS, Lowell. Ring of Liberation.Deceptive discourse in Brazilian capoeira. Chicago: University of Chigado press, 1992.

PALKA, Domink. Czy cappoeira tylko sport? Revista O Egzorcysta, n.7, Polônia, 2013.

PORDEUS JR., Ismael. Portugal em transe. Transnacionalização das religiões afrobrasileiras: conversão e performances. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2009.

______. Uma casa Luso-afro-brasileira com certeza: emigrações e metamorfoses da Umbanda em Portugal. São Paulo: Editora Terceira Margem, 2000.

PARTRIDGE,Christopher. Enciclopédia das novas religiões: movimentos religiosos, seitas e espiritualidades alternativas. Lisboa: Editora verbo, 2006.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Editora brasiliense, 1994.

REIS, Letícia Vidor de Sousa. O mundo de pernas pró ar: a capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil, 2000

REGO, Waldeloir. Ensaio etnográfico da capoeira Angola. Salvador: Editora Itapuã, 1968.

RIIS, Ole; WOODHEAD, Linda. A Sociology of religious emotions. Oxford: University Press, 2010.

SARAIVA, Clara. Afro-Brazilian religions in Portugal: bruxos, priests and pais de santo. Etnográfica, n.14, v.2, p. 256-287, Lisboa, 2010

______. Energias e curas: a Umbanda em Portugal. Revista Pós Ciências Sociais. v. 8, n.16., Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.

SHOOT, Dolf Van. Capoeira e religiosidade (espiritualidade). Portugal: 2013.

VIEIRA, Luís Renato. O jogo da capoeira – cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1995.

WAGER, Roy. The invention of culture. Chicago and London: The University of Chicago press,1975.

Publicado

21-10-2025

Como Citar

Nascimento, R. (2025). Umbandistas e capoeiras: em busca do Axé em Portugal . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 2(4), 27. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/777