Teaching Portuguese abroad: my experience at the University of the West Indies, Jamaica

Autores

  • Patricia Christina dos Reis Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Palavras-chave:

Ensino, Português, Cultura, Estrangeiros, Leitorado

Resumo

Este artigo relata minha experiência ensinando Português como Língua Estrangeira na Universidade das Índias Ocidentais, na Jamaica. Apresenta uma descrição dos alunos, seus objetivos e das oportunidades de enriquecimento cultural que tiveram enquanto alunos de português na universidade. O artigo também inclui breves descrições de trabalhos que contribuíram para as minhas reflexões como uma instrutora de línguas no exterior: o papel da motivação na aquisição de conhecimento, a aprendizagem além das paredes da escola e o uso de diferentes estratégias de aprendizagem. O artigo ainda faz referência ao programa PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) e ao Celpe-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

Referências

GARDNER, R.C.; LAMBERT, W.E. Attitudes and motivation in Second language learning. Rowley, MA: Newbury House, 1972.

JAMES, W. B; MAHER, P. A. Understanding and Using Learning Styles. In:GALBRAITH, M. W. (Ed.)Adult Learning Methods: a guide for effective instruction. Malabar, Fl: Krieger Publishing Company, 2004. p. 119-139.

MCKEACHIE, W. J.; LIN, Y.; PINTRICH, P. R.;SHARMA, R. and SMITHM, D.A.From Teaching to Learning in the College Classroom: a review of the research literature. In: FELDMAN, A.; PAULSEN, M.B. (Ed.)Teaching and Learning in the College Classroom. Boston, MA: Pearson Custom Publishing, 1988.p. 81-115.

WILDMAN, T.M. From the Outside In: Lessons in Learning Beyond the School Walls.

About Campus,Washington, DC, 10 (1), p.16-22, March/April. 2005.

Downloads

Publicado

21-10-2025

Como Citar

Christina dos Reis , P. (2025). Teaching Portuguese abroad: my experience at the University of the West Indies, Jamaica. evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 2(4), 14. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/778