A imagem como texto: reflexões sobre a festa do bumbameu-boi do maranhão por meio da fotografia

Autores

  • Profª. MSc. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Palavras-chave:

Festa, Imagens, Fotografia, Bumba-meu-boi

Resumo

Este artigo expõe sobre o uso da festa do Bumba-meu-boi no Maranhão como espaço para o exercício de poder por agentes políticos. As diversas formas desse exercício são verificadas nas alterações que ocorreram em etapas da festa do Boi como o batismo, que antes tinha como madrinha pessoas da comunidade na qual o Boi nasceu e, atualmente, têm-se políticos no papel de padrinho ou madrinha. Tomando como base teorias da Geografia, Antropologia e Sociologia, usa-se a fotografia como um aporte metodológico de natureza qualitativa. Essa metodologia de investigação faz parte do trabalho de campo do doutorado, ainda em andamento. O texto conclui que as fotos analisadas constituem também uma memória da festa do Boi, pois revelam os acontecimentos de um tempo e de um espaço

Referências

BONSACK, Ralf. A interpretação das imagens segundo o método documentário. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ; Ed. Vozes, 2010. p. 114-134.

BOURDIEU, P. Argélia na Mira. (entrevista). ZUM. Revista de Fotografia. Instituto Moreira Sales, abril 2013. p.160-177.

DARDEL, Eric. O Homem e a terra: natureza da realidade geográfica (Primeira edição 1952); Tradução Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GOMES, P. C. C. O lugar do Olhar. RJ: Ed.Bertand Brasil, 2013.

________. Cenários para a Geografia: Sobre a espacialidade das imagens e suas significações. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Espaço e Cultura: Pluralidade Temática. RJ; EdUERJ, 2008. p. 187- 209.

SAIMAIN, Ettiene. Como Pensam as imagens. Campinas, Ed. Unicamp, 2012.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria L. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SILVA, Gisélia Castro. Cultura popular e poder político no maranhão: contradições e tensões do bumba-meu-boi no Governo Roseana Sarney. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2008.

Downloads

Publicado

01-10-2014

Como Citar

Ferreira Lopes Gonçalves, L. (2014). A imagem como texto: reflexões sobre a festa do bumbameu-boi do maranhão por meio da fotografia . evista ozes os ales: Publicações cadêmicas, 3(6), 14. ecuperado de https://revistas.ufvjm.edu.br/vozes/article/view/799